Franqueado Salvador - Bahia - Brasil
news snc
forum snc

nutricionista-personal snc

fidelidade snc
Posso tomar leite no lugar da whey protein? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Thaissa Pinto Seixas Lopes   
Ter, 16 de Agosto de 2011 12:09

leiteO leite é composto de duas frações proteicas, são elas as caseínas e as proteínas do soro do leite. A caseína esta em maior concentração que as proteínas do soro no leite de vaca. Estas são consideras proteínas de liberação lenta, ou “time release”. Uma das incríveis propriedades dessa proteína é a de formar uma espécie de gel no intestino e este gel garante que os aminoácidos presentes na caseína sejam liberados gradualmente para a absorção intestinal.

Além de proteínas, existem no leite a presença de lipídios, lactose, minerais e água. A fração proteica do leite representa 3,5%, com isso quando ingerimos um litro de leite, nele contem 35 g de proteínas, admitindo que no leite de vaca apenas 20% das proteínas é de proteína do soro do leite, teríamos 7 g de whey protein ao consumir 1 litro de leite. Enquanto em uma porção de whey protein, a gramatura de proteína varia de 20 a 30 gramas, sendo vantagem tanto para efeito quanto na relação custo beneficio.

O consumo da proteína do soro do leite tem por funcionalidade e finalidade, rápida absorção, para garantir um maior aproveitamento da capacidade metabólica do nosso organismo após o termino de exercícios físicos favorecendo o anabolismo muscular. No leite existem fatores que interferem na absorção intestinal da proteína, retardando-a. São estes: os lipídios (reduzem a saída do alimento do estômago, consequentemente aumentando o tempo de chegada dos nutrientes ao intestino, sitio de absorção), a lactose (este carboidrato tem forte tendência em fermentar, o que também interfere na absorção da proteína) e a própria caseína, essa proteína é de liberação lenta no trato gastrintestinal enquanto a proteína do soro é de rápida liberação, além disso, a caseína ativa receptores opióides (presentes no estômago) produzindo um efeito redutor do peristaltismo o que lentifica a chegada dos nutrientes ao intestino.

Podemos concluir que o uso do leite em substituição a whey protein não é a melhor opção para os resultados esportivos, pois o leite possui características não benéficas para ser utilizado no pós-treinamento imediato. Sendo que este alimento pode ser consumido como parte da dieta normal do atleta ou praticante esportivo.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail        Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.       .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção