Sem categoria

Otimizadores Metabólicos

halteres_otimizadoresO QUE SÃO?
Os otimizadores metabólicos são suplementos que apresentam uma combinação de componentes que agem em sinergia para o aumento de força, para volumização muscular e para desintoxicação do organismo. São compostos basicamente por vasodilatadores, glutamina, creatina e termogênicos.

QUAIS AS FUNÇÕES DAS SUBSTÂNCIAS CONTIDAS?
Creatina: é derivado de aminoácido, promove aumento de força e hipertrofia;
Arginina: é precursora de óxido nítrico, responsável pela vasodilatação;
Carnosina: é dipeptídeo importante para diminuir a fadiga, com propriedades antioxidantes;
Taurina: é um aminoácido antioxidante também, osmorregulador, porém seu uso juntamente com a cafeína não tem seus efeitos bem esclarecidos;
Cafeína: é um potente estimulador do sistema nervoso central, induz a liberação de cálcio para contração muscular e inibe a adenosina que diminui os estímulos nervosos;
Citrulina malato: é um dipeptídeo formado pela citrulina que atua no ciclo da uréia e o malato que é utilizado no ciclo de krebs, melhorando a produção de ATP e diminuindo a concetração de uréia;
Glutamina peptídeo: encontrada na forma de l-alanil-glutamina, é um precursor da glutamina, este que é um aminoácido importante para o sistema imunológico e para a integridade das células intestinais, importante para a formação de novos aminoácidos, eliminação da uréia, formação de mucina, transporte de nitrogênio.

PARA QUE SERVEM?
Atualmente são muito utilizados, principalmente por praticantes de musculação, pois promovem vasodilatação, aumento de força, termogênese, estimulação e atenção. Além disso, potencializam a síntese protéica e a liberação de hormônios anabólicos, potencializando, portanto, o ganho de massa muscular. E, por fim, ajudam a desintoxicar o organismo, pelo alto conteúdo de substâncias antioxidantes, e diminuem a fadiga (catabolismo).

QUAL A FORMA DE USAR?
A melhor forma de usar é 30 minutos antes do treino, isso porque a maioria das substâncias contidas têm um pico de ação 30 minutos após a ingestão. Como a cafeína permanece agindo durante 7h, deve-se usar o Otimizador Metabólico até 7h antes do horário de dormir, a fim de evitar prejuízos na qualidade do sono.

EXISTEM EFEITOS COLATERAIS?
A utilização deste suplemento deve ser evitada para indivíduos hipertensos e com distúrbios cardíacos e renais. A cafeína em excesso (>300 mg) pode causar dependência, além de trazer prejuízos ao sono, aceleramento dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial e sudorese e diurese intensas, constituindo risco de utilização para indivíduos hipertensos e cardiopatas. A arginina em excesso (>6000 mg) pode ocasionar um efeito contrário, como elevação da pressão arterial e vasoconstricção, sendo portanto um ponto de risco para indivíduos cardiopatas ou hipertensos. E a creatina quando utilizada em doses excessivas e por tempo prolongado pode trazer danos renais, devido à sobrecarga de filtração glomerular. Porém, nenhum estudo comprovou ainda tal hipótese. Vale ressaltar que as quantidades desses elementos nos otimizadores metabólicos são seguras quando o produto é utilizado na dosagem indicada, extrapolando apenas para aqueles que utilizarem um quantitativo muito alto do produto.

Esse texto foi elaborado por João Paulo Coelho Mendes, Lídia Barros Loyola  e por Lucas Nogueira de Oliveira Rios após pesquisa de diversos artigos científicos. Para ter acesso a essas publicações e tirar dúvidas sobre suplementação e alimentação saudável entre em contato com a nossa equipe de Nutrição ( nutricao@sncsalvador.com.br ).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.