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Bloqueadores de gordura

feijoada_com_bloqueadores_de_gorduraOs lipídeos ou gorduras são macronutrientes de extrema importância na alimentação humana, pois participam de inúmeras funções como componente estrutural das células, precursor de moléculas sinalizadoras e de hormônios, manutenção da temperatura corporal, proteção mecânica de órgãos e tecido de reserva energética. Esta última função é verificada pela quantidade de calorias que as gorduras fornecem, 9 calorias por grama, enquanto que proteínas e carboidratos fornecem 4 calorias.

O consumo excessivo de gordura, além das necessidades, leva ao aumento do peso corporal com consequente acúmulo de tecido adiposo e a famosa gordurinha localizada. As refeições ricas em gorduras são cada vez mais comuns na alimentação, bem como o consumo frequente de fast foods, alimentos industrializados e até mesmo refeições mais tradicionais como feijoada e as comidas baianas. A ingestão excessiva de alimentos ricos em gordura aumenta o risco de desenvolver a obesidade, e junto com esta algumas complicações de saúde como diabetes e hipertensão.

Uma das alternativas possíveis para reduzir a absorção lipídica, e consequentemente diminuir a ingestão calórica, consiste no uso de produtos que funcionam como “bloqueadores de gordura”. Estes são baseados nas fibras dietéticas, que têm sido apontadas como componentes que resultam numa diminuição da absorção de gorduras. Elementos mais específicos como quitosana e psyllium possuem um efeito comprovado na redução da absorção de lipídios pelo trato gastrointestinal.

A quitosana é um polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de crustáceos e na parede celular de fungos, enquanto o psyllium é uma fibra hidrossolúvel derivada da semente da Plantago ovata.

No estômago, a quitosana forma um composto que pode se ligar aos lipídeos contidos na alimentação. Já no intestino, liga-se a componentes que participam da emulsificação das gorduras, como os ácidos biliares. Essa é uma parte indispensável para a absorção de gorduras, e se esse processo não ocorre perfeitamente, essa absorção é diminuída. A quitosana liga-se às gotículas de gorduras e são eliminadas pelas fezes. Um grama de quitosana impede a absorção de pelo menos 3 gramas de gordura. Nas doses recomendadas (3 a 6 gramas por dia) pode impedir a absorção de  até 18g de gorduras, o que seria equivalente a 162 kcal!

 O psyllium atua formando géis no intestino e também se liga aos ácidos biliares e com o colesterol presente na dieta. O gel formado no intestino, além de diminuir a absorção de gorduras, traz benefícios para as células do intestino grosso.

A quitosana e o psyllium também são importantes aliados para o controle do colesterol sanguíneo, auxiliando na diminuição do colesterol total e no LDL, o colesterol prejudicial à saúde.

As cápsulas de fibras devem ser ingeridas meia hora antes das refeições, principalmente as que possuem grande quantidade de gordura. Uma dica é manter uma alimentação equilibrada e saudável, associada à atividade física e utilizar os bloqueadores de gorduras para amenizar as refeições mais gordurosas, mais comuns durante o final de semana.

De maneira geral, o consumo excessivo de fibras pode estar relacionado a desconfortos gastrintestinais, como flatulência, diarréia e náuseas. A quitosana e o psyllium são reconhecidos como componentes atóxicos e seguros. Entretanto, por ser derivada de crustáceos, a quitosana que não foi devidamente purificada pode causar hipersensibildade em alguns indivíduos. Não é aconselhado o uso de quitosana no mesmo momento que a ingestão de medicamentos, para não prejudicar a absorção destes.

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