Sem categoria

Cerveja combina com exercício?

cervejaA prática de exercícios físicos exige uma alimentação balanceada e que supra todas as necessidades energéticas do nosso organismo, isso não é segredo para ninguém. Entretanto, uma das grandes dificuldades do indivíduo que pratica esportes, seja ele um atleta profissional ou um atleta de fim de semana, é conciliar a alimentação saudável com a vida social. E onde tem escrito “vida social”, muitos leem cerveja, bebida cujo consumo sempre foi condenado para a prática de esportes, mas recentemente alguns estudos tentam provar o contrário.

Um destes estudos foi feito na Espanha e apontou que a cerveja possui potencial de reidratação tão bom quanto o da água. Além disso, a bebida também aumentaria a recuperação pós-exercício, ajudando na regulação hormonal e muscular. A dosagem recomendada seria de um consumo “moderado”, que os autores definem como 3 copos de 200mL de cerveja para homens e 2 copos de 200mL de cerveja para mulheres. Uma das justificativas dos pesquisadores é de que a cerveja possui cerca de 95% de água, e um copo fornecer 90Kcal de energia, semelhante a um copo de suco de laranja.

Na corrente contrária, inúmeros estudos apontam os malefícios causados pelo consumo de bebidas alcoólicas antes, durante ou após a prática esportiva. Dentre esses efeitos adversos, podemos citar: o álcool estimula a diurese, ou seja, ao invés de reidratar o indivíduo, agiria desidratando ainda mais; o valor calórico da cerveja não é aproveitado pelo organismo na forma de glicose, não fornecendo combustível para as células do corpo; diminuição da secreção de testosterona; alteração do metabolismo dos lipídeos, favorecendo ao acúmulo da gordura na região visceral.

O consumo de cerveja antes, durante ou após o treino é altamente contraindicada devido aos motivos supracitados. Porém, como a bebida é mais do que um hábito alimentício, é um hábito sociocultural, o seu consumo não deve ser proibido, e sim regulado, principalmente em momentos fora da rotina do exercício. A preocupação com doses elevadas é o prejuízo que podem causar no desempenho atlético de uma forma geral, por um período de tempo aumentado.

Sendo assim, a prática de atividade física deve ser conciliada a uma alimentação adequada e a cerveja não deve ser encarada como algo proibido, mas algo que pode interferir decisiva e negativamente no desempenho quando consumida além do nível considerado moderado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.