Sem categoria

Alimentação para o Final de Ano!!!!

Final de ano chegando e com ele a velha preocupação com a balança. Nesta época, muitos que estão fazendo alguma dieta deixam de lado a alimentação balanceada diante de tantas guloseimas e coisas gostosas e acabam ganhando peso. Saiba que não precisa chegar a este ponto! Aqui vão algumas dicas de como aproveitar as festas sem culpas e sem medos:

1 – Antes e no dia das festas, procure fazer refeições leves. Nada de ficar sem comer, não traz benefícios nenhum, pois seu corpo ao ficar muito tempo sem se alimentar quando recebe o alimento o estoca em maiores quantidades além de esta prática te levar a comer mais;

2 – Consuma frutas da época, que são deliciosas, como pêssego, ameixa, uva, cereja, manga e, com moderação as frutas secas, como uva passas, damasco, e as oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes, que são altamente nutritivas, mas, apesar de não parecer, são bem calóricas;

3 – O grande lance é não exagerar na quantidade. Coma de tudo, mas em pequenas quantidades várias vezes ao dia. Isso estimula o metabolismo, não te priva de nada e faz comer menos;

4 – E quanto aos doces? Prefira aqueles à base de frutas, como as frutas em calda. Há várias receitas gostosas, nas quais ainda podem estar presentes as oleaginosas;

5 – Não se esqueça das saladas. Além dos benefícios à saúde te dá mais saciedade, pois são ricas em fibras. O que não falta são manobras alimentares que se pode fazer para torná-las mais atrativas para aqueles que não gostam de verduras. Incremente sua salda com molhos a base de iogurte desnatado, azeite, ervas aromáticas ao invés da maionese;

6 – Não exagere nos pratos recheados de gorduras. Sempre que comer esse tipo de alimento, coma uma salada crua antes. Dessa forma, você diminuirá a absorção das gorduras ingeridas;

7 – Quanto às carnes, prefira aquelas com menor teor de gordura, como peru, chester, lombo ou ainda os peixes, como salmão, bacalhau e atum;

8 – Não exagere nas bebidas alcoólicas, além de não ser saudável, são extremamente calóricas. Prefira os sucos de frutas. Mas, se não resistir ao álcool, prefira o champagne ou o vinho, são mais saudáveis e menos calóricos, mas claro com moderação;

9 – Evite o excesso de salgados, além de tirar o apetite para as refeições, são gordurosos e, portanto calóricos;

10 – Para tira-gosto evite embutidos como salame, presunto e as carnes fritas. Dê preferência ao queijo branco, azeitona e alguma oleaginosa, sempre com moderação;

11 – As festas são momentos de confraternização, de alegria, portanto não coma com pressa. Além de conseguir saborear melhor o alimento, você vai acabar comendo menos porque dá mais saciedade;

12 – Com relação aos suplementos, em refeições muito gordurosas os bloqueadores de gordura ajudam a impedir que grandes quantidades de gordura sejam absorvidas pelo nosso corpo. Já o picolinato de cromo, explicando de uma maneira mais simplificada, evita que os carboidratos, sejam dos doces, sejam das massas, sejam convertidos em gordura pelo nosso corpo. Se você usa algum suplemento, convém suspender alguns e manter outros durante as festas de fim de ano. A creatina, por exemplo, deve ser mantida. Já a whey protein fica melhor se utilizada apenas no pós treino, uma vez que nas festas temos à nossa disposição grande quantidade de proteína. Tudo vai depender de seu objetivo, de seu treino e de sua alimentação. Entre em contato conosco que daremos uma orientação personalizada para você não errar.

Ah, passadas as festas se quiser perder as gordurinhas adquiridas, existe uma grande quantidade de suplementos que pode ajudar, mas não se esqueça de manter um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada. Faça exercícios, evite excessos de gorduras, açúcares e, aumente o consumo de fibras.

No mais, aproveite bem o Natal e Ano Novo e um Feliz 2011!!!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.