Sem categoria

Estresse oxidativo e Exercício

oxidacaoA produção de radicais livres é algo tão simples quanto o ato de respirar, e tal ato é um dos maiores produtores dessas moléculas. Durante a pratica de exercícios físicos essa produção é potencializada, pois há o aumento da necessidade de oxigênio para diversas funções. Isso acaba por outro lado prejudicando o desempenho físico, pois a elevada formação de radicais livres pode levar a um quadro denominado de estresse oxidativo, sendo tal situação inversamente proporcional ao desempenho do individuo.

O estresse oxidativo ocorre quando a produção de radicais livres ultrapassa a capacidade do corpo de neutralizá-los, através dos antioxidantes ou de moléculas que assim como eles também são radicais livres buscando estabilidade e então se unem para tal. Existem dois tipos de classes de antioxidantes presentes no organismo humano, a primeira seria a ação antioxidante mediada por enzimas e a segunda esta intimamente relacionada a alguns nutrientes específicos, tais como: vitamina C, vitamina E e o selênio, dentre outros.

Uma dieta em equilíbrio precisa oferecer todos os micronutrientes em quantidades suficientes para os indivíduos. Conclui-se então que todos consomem micronutrientes adequadamente e assim não ocorre o estresse oxidativo? Tal afirmativa é equivocada, nem todos conseguem atingir através da alimentação o consumo ideal de micronutrientes e com isso fenômenos como o estresse oxidativo podem ocorrer em larga escala.

A suplementação destes é uma tentativa de amenizar essa possibilidade, porém sabe-se que a forma de tais micronutrientes quando apenas suplementados não é tão eficaz em sua função de combate aos oxidantes como aqueles adquiridos na dieta. Sendo assim recomenda-se o consumo de uma dieta diversificada, a qual deve englobar a grande maioria de antioxidantes, porém, o uso do suplemento para complementar a esta oferta não deve ser desprezado, tendo em vista que em meio a tantas dificuldades atuais para o consumo de uma dieta equilibrada este possa auxiliar na neutralização destas moléculas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0