Colágeno tira rugas?

rugasO colágeno é uma proteína, considerada a mais abundante do organismo animal, pois desempenha várias funções, dentre elas o de unir e fortalecer os tecidos. O colágeno é a principal proteína dos ossos, grande parte está presente na pele, além de ser responsável por boa parte das características físicas e da construção da matriz extracelular do tecido conjuntivo.

O envelhecimento da pele é um processo degenerativo progressivo resultante de uma redução natural das funções da pele. A diminuição da qualidade do colágeno produzido desempenha um papel fundamental nesse processo de envelhecimento. A carência de colágeno só vai se tornar mais visível e notável a partir da fase adulta, resultando no surgimento de rugas e flacidez, comprometimento da renovação celular e até mesmo aumentando a possibilidade de sofrer fraturas ósseas.

Atualmente existem alguns suplementos comercializados a base de colágeno, dentre eles o colágeno hidrolisado, que são produtos obtidos industrialmente a partir da hidrólise da gelatina (originada do tecido conectivo bovino). Tal suplemento é utilizado com objetivos estéticos como auxiliar no crescimento e fortalecimento de cabelos e unhas, como também na prevenção do envelhecimento precoce. Isso porque o hidrolisado de colágeno é o melhor substrato para a produção do colágeno nos tecidos conjuntivos e nas cartilagens.

A maioria desses suplementos contém também vitamina C. O ácido ascórbico (vitamina C) atua no amadurecimento dos fibroblastos (células do tecido conjuntivo), que por sua vez produzem colágeno e elastina. A deficiência dessa vitamina pode levar ao escorbuto, doença relacionada a problemas na produção do colágeno, causando fissuras em tecidos (como gengívas, por exemplo) que levam ao sangramento.

Crescentes evidências afirmam que a suplementação com colágeno hidrolisado poderia ofecer benefícios a saúde, assim como auxiliar na terapêutica de algunas doenças ou em processos fisiológicos, tal como o enevelhecimento. Estudos mostram que os hidrolisados de colágeno quando ingeridos são rapidamente absorvidos no intestino, por estarem na forma de frações pequenas de proteínas (oligopeptídeos), se acumulando preferencialmente nas cartilagens e ossos, resultando em efeitos benéficos nesses tecidos corporais.

Sendo assim, são muito utilizados na prevenção e tratamento da osteoartrite e osteoporose. Outras pesquisas tem demostrado que o consumo de colágeno hidrolisado é capaz de estimular a produção de colágeno natural da pele que diminui com o envelhecimento, podendo aumentar a elasticidade, firmeza, hidratação e reduzir a flacidez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Colágeno tira rugas?”