Sem categoria

Fitoterapia e Exercício

fitoterapiaQue a nutrição tem um papel primordial na atividade física, não é novidade para ninguém. Agora, algo recente que tem atraído interesse por parte de nutricionistas, pesquisadores e interessados pela Fitoterapia é sua aplicação também no esporte. Os Fitoterápicos podem agir como um auxílio no aumento do desempenho, a exemplo da maratona, dança, natação, do ciclismo; no ganho de massa muscular ou ainda na melhora da resistência e do sistema imune, que se encontra comprometido em treinos intensos.

Guaraná (Paullinia cupana), Chá Verde (Camellia sinensis) e Laranja Amarga (Citrus aurantium) são plantas que possuem efeito termogênico, ou seja, aceleram o metabolismo promovendo maior gasto energético e utilização da gordura como fonte de energia. Além disso, atuam no sistema nervoso simpático aumentando o estado de alerta, retardando a fadiga e, diminuindo a sensação de esforço. Ou seja, além do emagrecimento, estes Fitoterápicos podem ser utilizados também como um recurso ergogênico.

Duas funções do Allium sativum ou simplesmente Alho que podem ser aplicadas no meio esportivo são o efeito antioxidante e imunoestimulatório. O alho estimula a produção de enzimas antioxidantes e, assim combate os radicais livres que têm a produção aumentada durante o exercício físico. Quanto à melhora do sistema imune ocorre pela ação antiparasitária e antibacteriana que este Fitoterápico apresenta.

Outro que têm ações antiinflamatórias, antioxidantes, antibacteriana é o Gengibre (Zingiber officinale). Durante os exercícios, principalmente os de alta intensidade e endurance, há uma redução dos mecanismos naturais de defesa podendo ocasionar comprometimento à saúde do atleta.

Há relatos de que a Pimenta Vermelha (Capsicum annuum) possui efeito termogênico devido à presença da capsaicina e, é utilizada em alguns locais como antioxidante em combinação com o alho.

O Tribulus terrestris é um Fitoterápico bastante procurado por atletas ou praticantes de atividade física devido ao seu possível efeito anabólico proporcionando também aumento de força muscular. Isto se deve a presença de substâncias chamadas saponinas esteroidais, que estimulam a produção da testosterona, hormônio com funções anabólicas.

Só para lembrar, mesmo sendo extraídos de fonte natural, os Fitoterápicos também possuem contraindicações e precauções a serem tomadas. Por isto, consulte sempre um profissional que entende do assunto para maiores esclarecimentos.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

2 comentário

Antonio 5 de abril de 2016 at 02:51

Olá,

Meu nome é Antonio e estava dando uma pesquisa em sites parecidos com o meu, e encontrei o seu.

Também tenho um site que fala sobre [saude] o site é [http://tutorsaude.com/] e trabalho muito nele para sempre ter o melhor conteúdo.

O fato é que não pude deixar de notar o seu site e percebi como ele é fantástico. O conteúdo que você tem nele é muito bom, totalmente de ótima qualidade e bom gosto.

Alem disso percebi que a estrutura de todo o site esta muito boa, com certeza é mantido por uma pessoa de muito bom gosto, parabéns.

Como eu disse também tenho um site sobre [http://tutorsaude.com/], é um site novo, mas estou trabalhando muito nele e a audiência vêm crescendo muito a cada dia.

Minha intenção com este email é fazer parceria com você, oferecer para você escrever um artigo para meu site,
e no final do artigo você deixara a url de seu site, para as pessoas acessar seu site.

O que você acha?

Att, Antonio.

Responder
Lara Cerqueira 7 de abril de 2016 at 13:19

Olá, Antônio.
Ficamos lisonjeados com sua percepção sobre nossa produção.
Poderia formalizar a solicitação de parceria através do endereço eletrônico sncsalvador@sncsalvador.com.br? Agradecemos a compreensão.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.