Sem categoria

Whey Protein e Gastrite

gastriteAs proteínas do soro do leite, também conhecidas como whey protein, são extraídas durante o processo de fabricação do queijo e possuem alto valor nutricional, contendo alto teor de aminoácidos essenciais e sendo altamente digeríveis e rapidamente absorvidas.

Não é novidade que a whey protein tenha papel significativo para praticantes de atividade física, em relação, por exemplo, à hipertrofia muscular e a melhora no desempenho físico, a novidade seria a ação protetora da mesma na mucosa gástrica contra agressão por agentes ulcerogênicos.

A gastrite é uma inflamação na mucosa gástrica que pode ser desencadeada pela ingestão de bebidas alcoólicas, fumo, medicamentos (aspirina e antiinflamatórios não esteróides) e a presença do Helicobacter pylori. Esses agentes irritantes causam desequilíbrio entre os fatores que agridem a mucosa e os que protegem podendo destruir a camada de muco e o bicarbonato, que atuam na proteção da mucosa gástrica contra o ácido clorídrico e outros agentes agressores.

Por serem ricas em aminoácidos sulfurados, particularmente cisteína, as proteínas do soro de leite são capazes de promover aumento da síntese de glutationa sendo que essa possui importante atividade protetora contra lesões das células da mucosa gástrica por intermédio de mecanismos de citoproteção.

Entre os fatores etiológicos da gastrite merece atenção a bactéria Helicobacter pylori, pois essa bactéria adere à mucosa e consegue danificar as células ocasionando assim uma lesão. A hidrólise enzimática da lactoferrina, uma proteína do soro do leite, libera peptídios com ação contra a bactéria Helicobater pylori.

Assim a ingestão das proteínas do soro do leite pode ocasionar disponibilidade maior dos compostos sulfidrilas para a síntese de glutationa o que pode contribuir para uma proteção mais rápida e eficiente da mucosa contra agentes ulcerogênicos, bem como peptídios liberados pela hidrólise da lactoferrina tem ação contra a Helicobacter pylori.

64 comentário

Adilson 26 de julho de 2015 at 18:39

materia super util gostei, deveria haver mais materias realcionadas a gastrite e suplementos

Responder
sncsalvador 26 de julho de 2015 at 18:52

Obrigado pelo comentário!

Responder
Toni 5 de janeiro de 2016 at 20:52

Então não faz mal e sim bem o whey proitein para a gastrite?

Responder
Lara Cerqueira 8 de janeiro de 2016 at 14:46

Sim, Toni.
A proteína do soro do leite além de proteger a mucosa gástrica, seus peptídeos bioativos atuam contra a Helicobater pylori (bactéria muito comum nos quadros de gastrite).

Responder
Jefferson 26 de janeiro de 2017 at 11:00

Lara, mas a whey, mesmo isolada, não tem algum componente que possa irritar a mucosa gastrica, como por exemplo, cafeina, anidra ou caseina?

Responder
VITORIA MELO 3 de fevereiro de 2017 at 08:51

Olá Jefferson,
Não. A whey protein é a proteína do soro do leite e não contém cafeína, nem caseína. Inclusive, possui na sua própria composição, peptídeos bioativos que podem auxiliar no tratamento da gastrite.

Responder
Tatiane 9 de junho de 2016 at 13:39

Engraçado pra mim se eu tomar whey e bcaa é batata passar mau na certa , estava passando mau direto e me dei conta que poderia ser o whey então não tomei e pronto fiquei bem obs: já tomava whey mais acabou e acabei comprando outro com sabor.de morango e a partir desse que começei a ficar ruim , não sei se tem relação mais é fato eu tomo e pronto cama dor o dia inteiro

Responder
Lara Cerqueira 14 de junho de 2016 at 18:09

Olá, Tatiane.

Existem algumas possibilidades causais. Você pode ter tido alguma reação de hipersensibilidade aos aditivos (corantes, acidulantes, edulcorantes, etc) presentes no Whey Protein que tomou, pode também ter desenvolvido algum grau de intolerância a lactose (carboidrato presente na maioria destes produtos). Seria interessante investigar melhor o que lhe causou desconforto, a proteína do soro do leite é um excelente artifício para diferentes finalidades, pode ser que Whey Protein isolado e livre de aditivos químicos seja uma alternativa viável para você. Para isso é necessário o acompanhamento de um nutricionista.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Patricia 19 de dezembro de 2017 at 19:54

Altera também enzimas do fígado

Responder
Lara Cerqueira 27 de dezembro de 2017 at 14:54

Olá, Patrícia.
O consumo de proteínas, inclusive whey protein, não ocasiona dano hepático, nem alteração enzimática.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos!

Responder
André Oliveira 20 de junho de 2016 at 22:21

Eu tenho gastrite quais suplementos posso tomar ?

Responder
Lara Cerqueira 21 de junho de 2016 at 14:41

Olá, André.
No seu contexto de limitação gástrica, NÃO são interessantes suplementos que contenham cafeína anidra, nem aqueles que contêm grande quantidade de aditivos químicos artificiais, pois podem ser irritativos. Existem proteínas do soro do leite (Whey Protein) sem aditivos químicos artificiais que podem inclusive melhorar o quadro de renovação das células mucosas estomacais.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Fernanda 30 de junho de 2016 at 22:20

Tenho refluxo gástrico, nesse caso, o Whey protein pode prejudicar?

Responder
Lara Cerqueira 26 de julho de 2016 at 18:15

Olá, Fernanda. Sim, as proteínas do soro do leite podem auxiliar na renovação das células mucosas e recuperação. O ideal é que busque um produto que não contenha aditivos artificiais.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Carlos Teixeira 13 de julho de 2016 at 15:52

Boa tarde. Estou em dúvida de a proteína do leite e o leite em si são ruins ou bons para serem consumidos durante uma crise de gastrite. Ao contrário de alguns alimentos que são unanimidade para a piora do quadro (tais como cafeína, carne vermelha, bebidas gaseificadas e condimentos artificiais em geral) o leite e derivados tem recomendações e considerações bem distintas nos diversos sites. Cito abaixo algumas fontes que desaconselham o uso do alimento.

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13203-dez-tipos-de-alimentos-capazes-de-agravar-a-gastrite/5

http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/o-que-comer-com-gastrite-nutricionista-da-dicas-alimentares-para-quem-esta-em-crise.htm

Responder
Lara Cerqueira 26 de julho de 2016 at 18:31

Olá, Carlos.
Trata-se de duas fontes alimentares diferentes. O leite é desaconselhado por conta do seu pH, pois por ser alcalino pode gerar “rebote” no meio gástrico (deixar ainda mais ácido), já que o organismo tenta reverter a alcalinidade. Já Whey Protein (proteínas específicas apenas da fração do soro do leite) são recomendadas pelo seu potencial de reparação tecidual, pode facilitar a renovação de células gástricas.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Ana Carolina Guimaraes 20 de julho de 2016 at 23:34

Boa noite, tenho gastrite cronica e comecei a malhar a poucos dias, gostaria de saber qual suplemento posso tomar e qual o melhor tipo de dieta neste caso ?

Responder
Lara Cerqueira 26 de julho de 2016 at 17:42

Olá, Ana.
O ideal é que busque o acompanhamento de um nutricionista, este profissional é o mais indicado para adequar a alimentação a sua realidade e analisar a possibilidade de suplementação. De imediato, orientamos que evite suplementos a base de cafeína. O Whey Protein é um suplemento bem tolerado e direcionado para recuperação muscular, pode ser uma alternativa.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Karen 21 de julho de 2016 at 13:45

Olá., tenho gastrite, queria saber qual o melhor suplemento para mim tomar..

Responder
Lara Cerqueira 26 de julho de 2016 at 17:39

Olá, Karen. Os produtos que NÃO são indicados, são aqueles a base de cafeína por ser uma substância que irrita a mucosa gástrica (ex: termogênicos e pré-treinos). Quanto aos outros suplementos, tente evitar aqueles que contêm muitos aditivos artificiais. Whey Protein e Glutamina são bem tolerados, inclusive por facilitar a renovação de células mucosas.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
VICTOR SANTOS 15 de setembro de 2016 at 10:39

Tenho gastrite moderada, comecei a praticar a academia e estou tomando os seguintes suplementos : BCAA / ALBUMINA / HIPERCALÓRICO TODOS DA MAX TITANIUM/ gostaria saber se esses suplementos vão me prejudicar.

Responder
Rafael Fildes 1 de outubro de 2016 at 12:36

Olá Victor,
Estes suplementos não trarão malefícios, pelo contrário, as proteínas por exemplo, possuem efeito protetor como mencionado no texto.
Estamos à disposição

Responder
Jaqueline navarro dos santos 16 de setembro de 2016 at 12:09

ola tenho gastrite leve poso tomar suprimento whey protein

Responder
Rafael Fildes 1 de outubro de 2016 at 12:44

Olá Jaqueline,

Pode sim, a whey protein possui efeito protetore como mencionado no corpo do texto.
Estamos à disposição.

Responder
Junior 25 de setembro de 2016 at 19:20

Gostei da sua explicação nos comentários. Eu tenho refluxo e achei que não poderia tomar nenhum tipo de suplemento. Você poderia me indicar alguns que eu possa tomar? Eu entendi que tenho que cortar a cafeína, mas não acho na internet os mais indicados. Me ajuda? Seja comprimido ou Shake (preferência shake).

Responder
Rafael Fildes 1 de outubro de 2016 at 10:13

Olá Júnior. tudo bom? A indicação de suplementos dependerá do seu objetivo. Emagrecimento, hipertrofia ou melhora de performance. De modo geral, podemos indicar proteínas , para auxiliar na manutenção e construção da massa muscular, aminoácidos, óleos emagrecedores, entre outros.

Responder
wilson 26 de outubro de 2016 at 13:01

Boa tarde

tenho gastrite, e gostaria de saber se o uso de hipercalórico e creatina pode agravar a situação ?
pelo que pesquisei o hipercalórico é uma ”refeição” pesada e difícil de ser digerida, dependendo da marca contem muita gordura…

Responder
VITORIA MELO 16 de dezembro de 2016 at 09:52

Olá Wilson, obrigada pelo contato. Não há nenhum problema com o uso de hipercalóricos e creatina por pessoas que possuem gastrite. Apenas atente-se para um hipercalórico que tenha o menor possível de aditivos químicos e uma boa composição para que não irritem a sua mucosa gástrica. Possuímos em loja uma equipe de nutrição bem atualizada que pode lhe orientar.
Estou disponível para maiores esclarecimentos.

Responder
Wilson 9 de maio de 2017 at 19:27

Creatina não tem problema??? Creatina é possívelmente o suplemento com maior potencial para provocar irritação SEVERA da mucosa gástrica!

Responder
Jannine Dantas 5 de outubro de 2017 at 10:04

Olá, Wilson!
Realmente desconhecemos essas informações sobre a creatina. Até então, a literatura científica mostra segurança no consumo deste suplemento. Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Rodrigo 27 de outubro de 2016 at 14:40

Olá boa tarde, tenho refluxo gástrico gostaria de saber se posso tomar inpercalorico?

Responder
VITORIA MELO 16 de dezembro de 2016 at 09:50

Olá Rodrigo, obrigada pelo contato. Não há nenhum problema com o uso de hipercalóricos por pessoas que possuem refluxo gastroesofágico. Apenas atente-se para um hipercalórico que tenha o menor possível de aditivos químicos.
Estou disponível para maiores esclarecimentos.

Responder
Gisele 28 de outubro de 2016 at 16:13

Olá tenho gastrite crônica leve, gostaria de saber se tomar hipercalóricos vai
piorar o quadro de gastrite? Preciso muito ganhar massa pq cada dia perco mais peso.
Poderia me informar se posso fazer uso de suplementos.

Responder
VITORIA MELO 16 de dezembro de 2016 at 09:49

Olá Gisele, obrigada pelo contato. Não há nenhum problema com o uso de hipercalóricos por pessoas que possuem gastrite. Apenas atente-se para um hipercalórico que tenha o menor possível de aditivos químicos para que não irritem a sua mucosa gástrica.
Estou disponível para maiores esclarecimentos.

Responder
José Carlos Moreira 20 de novembro de 2016 at 17:55

Tenho gastrite to tomando Whey protein. Isolado zero tem algum problema

Responder
VITORIA MELO 30 de novembro de 2016 at 11:38

Olá José Carlos, obrigada pelo contato. Não há problema nenhum em tomar whey protein se você tiver gastrite, inclusive os peptídeos bioativos presentes no whey tem a propriedade de reconstruir a mucosa gástrica, o que já é um efeito protetor para a gastrite.
Estamos disponíveis para maiores esclarecimentos.

Responder
Bruno 25 de novembro de 2016 at 12:33

Beta alanina da bsn ( usa) posso tomar com problemas de estômagos como gastrite ? Ela não tem cafeína só beta alanina pura da marca bsn que eh dos Estados Unidos, pode tomar tranquilo? Ela
Da força e massa magra, e em relação a blend de proteínas quando tomo demora mt pra fazer digestao e fico com dor de estômago evito tomar blend? Seria aconselhável tomar um whey isolado?

Responder
VITORIA MELO 2 de dezembro de 2016 at 15:11

Olá Bruno, obrigada pelo contato. Se a beta-alanina é pura e não possui cafeína não há nenhuma relação com gastrite, pode sim utilizá-la. Quanto ao blend de proteínas, é normal ter uma sensação de desconforto, como uma “hipersaciedade” gástrica, pois o blend possui caseína, uma proteína do leite que coagula no estômago e é digerida lentamente, gerando saciedade. Você tem essa mesma sensação quando utiliza apenas o whey? Se sim, busque utilizar proteínas e blends proteicos com menor quantidade de aditivos químicos. Existem linhas sem corantes, edulcorantes e aromatizantes artificiais.

Responder
Adriano lima 10 de janeiro de 2017 at 14:06

Eu estou voltando a treina, tomei hoje dose wey antes de ir. Durante o treino tomei albumina junto com creatina e suas cápsula de BCA e retornando do treino tomei Weg concentrado e mais duas cápsula de BCA.
Eu trabalho anoite antes de eu ir treina como dois pães.
E depois de ter tomado tudo passo 1 hora comecei a passar mal e estou com diarréia desde cedo e dores estomacais.
E minha gastrite foi considerada grau severo.

Responder
VITORIA MELO 6 de fevereiro de 2017 at 09:17

Olá Adriano, obrigada pelo contato. A forma como você está utilizando esses suplementos foi alguma recomendação nutricional? Nós não recomendamos dessa forma. O fato de você ter tido desconforto provavelmente não foi em relação ao whey protein. Em nossas lojas temos um equipe de nutrição que pode te orientar a forma e horário correto de utilização de cada um desses suplementos de acordo com a sua situação.

Responder
Brendon 16 de janeiro de 2017 at 23:10

Ola!
Recentemente tive uma pangrastrite hemorragica, com o diagnostico final de gastrite cronica
Um suplemente isolado seria o melhor para mim, ja que a minha parede estomacal ja esta ferida?
Ele pode ajudar na cicatrização ?
Obrigado

Responder
VITORIA MELO 10 de fevereiro de 2017 at 08:33

Olá Brendon obrigada pelo contato. O ideal é que busque um whey protein mais puro possível, que não contenha corantes, aromatizantes e outras substâncias artificiais que possam irritar a sua mucosa gástrica. O whey possui peptídeos bioativos que podem auxiliar no tratamento da gastrite.

Responder
Andrea 6 de fevereiro de 2017 at 18:59

Por favor preciso de orientação, sempre malhei com pre treino, mas como sofro de refluxo e gastrite infelizmente tive que interromper , mas gosto muito do efeito do pre treino, vcs me indicariam algum que não me traga efeitos collateral sem cafeina, Obrigado

Responder
VITORIA MELO 10 de fevereiro de 2017 at 08:18

Olá Andrea, obrigada pelo contato. Nós possuímos em loja algumas opções de pré treino sem cafeína, além de outros compostos que podem te dar mais disposição ao longo do dia. Em nossas lojas possuímos também uma equipe de nutrição que poderá te indicar a melhor opção para o seu caso.

Responder
Matheus 13 de fevereiro de 2017 at 10:36

Tenho refluxo, mesmo com essa problema, posso toma whey? Gostaria de saber, se também posso tomar Hipercaloricos ou não é aconselhável para quem tem refluxo? Agradeço desde já.

Responder
VITORIA MELO 5 de abril de 2017 at 07:55

Olá Matheus, você pode utilizar sim. Busque por suplementos com menor utilização de aditivos químicos para não irritar a sua mucosa gástrica.

Responder
daniel Assis serrao 2 de março de 2017 at 21:07

vc poderia indica algum whwey prtein isolado sem aditivos quimicos.O mais natural possivel

Responder
VITORIA MELO 23 de março de 2017 at 11:55

Olá Daniel, obrigada pelo contato. Nós temos whey sem corantes, adoçantes e aromatizantes artificiais, como os da linha da Athletica clinical por exemplo, passe em uma das nossas lojas para conhecer esses produtos.

Responder
Bruno Lopes 5 de março de 2017 at 19:57

Boa noite, a proteína da carne, como a carnebolic ou a carnívoros pode ser ingerida por quem tem refluxo? E sendo ela de chocolate, tem problema?

Responder
VITORIA MELO 23 de março de 2017 at 13:18

Olá Bruno, obrigada pelo contato. Você pode sim utilizar a proteína da carne, porém alguns aditivos químicos podem causar reações na sua mucosa gástrica. Já o Whey protein seria mais interessante, pois além de haverem opções naturais sem aditivos químicos, a própria proteína do soro do leite tem a propriedade de restaurar a mucosa gástrica.

Responder
Radnei Cruz 12 de junho de 2017 at 16:02

Boa tarde! Então no caso de uma gastrite leve qual o suplemento que devo tomar, pois estou perdendo peso e pretendo praticar atividades físicas onde não seria bom a perda de peso.

Responder
Lara Cerqueira 4 de dezembro de 2017 at 14:32

Olá, Radnei.
Apenas os suplementos a base de cafeína e ricos em aditivos artificiais devem ser EVITADOS neste quadro. Para ganho de peso existem algumas alternativas suplementares hipercalórica e em situação de prática de exercício físico a creatina pode ser uma alternativa associada. O auxílio de um nutricionista pode ser importante para identificar suas carências e facilitar a escolha da melhor estratégia.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos!

Responder
gesse 9 de setembro de 2017 at 18:48

Tenho gastrite faço academia e tomo wey protein e tô me cintindo muito bem…junto com o suco de batata que é o excelente..

Responder
Lara Cerqueira 29 de dezembro de 2017 at 13:26

Olá, Gesse.
Que bom que tem surtido efeitos positivos. Tente optar por Whey protein livre de aditivos artificiais.

Responder
PAULA OLIVEIRA 5 de outubro de 2017 at 14:52

TENHO A BACTÉRIA H. PYLORI, MAIS ESTOU FAZENDO TRATAMENTO. QUERIA SABER SE EU POSSO TOMAR WHEY PROTEIN ISOLADO? E QUANTAS VEZES AO DIA POSSO TOMÁ-LO?

Responder
Lara Cerqueira 27 de dezembro de 2017 at 16:14

Olá, Paula. Whey protein não é considerado tratamento isolado para o quadro de H. Pylori. Sozinho não consegue solucionar o problema, mas pode auxiliar na reparação do dano causado por essa bactéria. Busque o auxílio de um gastroenterologista e nutricionista para melhor adequar à sua demanda.

Responder
Rodrigo 17 de outubro de 2017 at 11:04

Malho a dois anos tenho polipos gástrico . whey isolado daria algum problema pra mim?.obrigado

Responder
Lara Cerqueira 27 de dezembro de 2017 at 14:56

Olá, Rodrigo.
Não há problema. Seria ideal dar preferência a whey sem sabor ou livre de aditivos artificiais.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Roberta carla 24 de janeiro de 2018 at 12:23

Ola me chamo roberta tenho gastrite leve posso tomar creatina com o wey protein isolada

Responder
Lara Cerqueira 13 de março de 2018 at 13:33

Olá, Roberta.
Pode, não há contra-indicação para os suplementos citados. É necessário apenas que busque aqueles sem sabor ou que tenham aditivos naturais.
Estamos a disposição!

Responder
cremildo 29 de janeiro de 2018 at 16:03

sofro de gastrite, gostaria de saber se devo tomar creatina e e testosterona em capsulas?

Responder
Lara Cerqueira 2 de fevereiro de 2018 at 12:53

Olá, Cremildo.
Respondemos seu questionamento por e-mail.
Estamos a disposição!

Responder
Ellen maisa 19 de março de 2018 at 18:20

Oi tenho gastrite erosiva leve e esofagite gostria de saber si posso tomar whey?

Responder
Lara Cerqueira 3 de abril de 2018 at 14:22

Olá, Ellen.
Não há problema no consumo de whey protein, no entanto, é desejável que seja um produto sem sabor ou saborizado naturalmente, pois os aditivo artificiais podem agredir a mucosa gástrica.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos!

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.