Whey Protein e Gastrite

gastriteAs proteínas do soro do leite, também conhecidas como whey protein, são extraídas durante o processo de fabricação do queijo e possuem alto valor nutricional, contendo alto teor de aminoácidos essenciais e sendo altamente digeríveis e rapidamente absorvidas.

Não é novidade que a whey protein tenha papel significativo para praticantes de atividade física, em relação, por exemplo, à hipertrofia muscular e a melhora no desempenho físico, a novidade seria a ação protetora da mesma na mucosa gástrica contra agressão por agentes ulcerogênicos.

A gastrite é uma inflamação na mucosa gástrica que pode ser desencadeada pela ingestão de bebidas alcoólicas, fumo, medicamentos (aspirina e antiinflamatórios não esteróides) e a presença do Helicobacter pylori. Esses agentes irritantes causam desequilíbrio entre os fatores que agridem a mucosa e os que protegem podendo destruir a camada de muco e o bicarbonato, que atuam na proteção da mucosa gástrica contra o ácido clorídrico e outros agentes agressores.

Por serem ricas em aminoácidos sulfurados, particularmente cisteína, as proteínas do soro de leite são capazes de promover aumento da síntese de glutationa sendo que essa possui importante atividade protetora contra lesões das células da mucosa gástrica por intermédio de mecanismos de citoproteção.

Entre os fatores etiológicos da gastrite merece atenção a bactéria Helicobacter pylori, pois essa bactéria adere à mucosa e consegue danificar as células ocasionando assim uma lesão. A hidrólise enzimática da lactoferrina, uma proteína do soro do leite, libera peptídios com ação contra a bactéria Helicobater pylori.

Assim a ingestão das proteínas do soro do leite pode ocasionar disponibilidade maior dos compostos sulfidrilas para a síntese de glutationa o que pode contribuir para uma proteção mais rápida e eficiente da mucosa contra agentes ulcerogênicos, bem como peptídios liberados pela hidrólise da lactoferrina tem ação contra a Helicobacter pylori.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

68 pensamentos em “Whey Protein e Gastrite”