Sem categoria

TERMOGÊNICOS DESIDRATAM?

HidratarTermogênicos são suplementos muito utilizados no meio esportivo com o intuito de aumentar a performance. Muitas vezes, a cafeína é o principal ingrediente nesses suplementos. Esta substância é considerada um ergogênico natural, tendo muitos efeitos no nosso organismo, tais como aumento do metabolismo basal, liberação de catecolaminas e sua ação no sistema nervoso central e cardiovascular.

A cafeína tem sido muito utilizada antes da realização de exer­cícios físicos, com o intuito de adiar a fadiga e, desta forma, melhorar o desempenho físico, sobretudo em atividades de média e longa duração.

Embora existam especulações de que a cafeína e, conseqüentemente, os termogênicos induzem a um estado de desidratação, não é isto que é observado na prática. Além disto, os estudos a este respeito são muito controversos. Não existem dados na literatura que indiquem efeito negativo significativo da cafeína sobre a perda de suor e do equilíbrio de fluidos corporais durante o exercício que possa prejudicar a performance.

O tão falado comprometimento do estado de hidratação só foi observado no repouso, em que a cafeína estimulou a taxa de produção urinária, o que não é observado no exercício. Os efeitos diuréticos da cafeína no repouso ocorrem devido a sua ação nos túbulos renais, bloqueando ou inibindo a reabsorção de solutos, o que resulta em um maior volume de água excretado pela urina. Entretanto, durante o exercício esse efeito é atenuado devido ao aumento na liberação de catecolaminas que estimulam a reabsorção de solutos e, conseqüentemente, uma maior retenção de água pelos rins.

É valido salientar, entretanto, que o comprometimento do estado de hidratação corporal parece estar relacionado somente ao emprego de mega-doses desta substância, mesmo em estado de repouso.

Como a diurese induzida pela cafeína não ocorre durante o exercício este não seria um fator limitante na performance. Entretanto, devido ao fato dos termogênicos aumentarem a temperatura corporal e dentre os mecanismos termorregulatórios, o mais eficaz durante a prática de exercícios é a evaporação do suor, é importante deixar claro que a reposição hídrica deve ser realizada antes, durante e após a atividade física, com ou sem a utilização de termogênicos. A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte reco­menda que o indivíduo inicie a hidratação com 250 a 500ml de água duas horas antes do exercício e mantenha a ingestão de líquido a cada 15 a 20 minutos durante o exercício

Conclui-se desta forma que, apesar dos termogênicos não induzirem a desidratação de uma forma direta, é importante ficar atento à ingestão hídrica e com a reposição eletrolítica.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.