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Barras de Proteínas x Barras de Cereais

barra_proteinaBastante consumidas pelos praticantes de atividade física e pelas pessoas que se preocupam com uma alimentação saudável, as barrinhas de cereais e proteína são ótimas opções para um lanche ou uma refeição leve. É comum vermos nas academias pessoas comendo barrinhas antes, durante ou após os exercícios. Outro local bastante frequente de se observar isso é no trabalho.

Mas a maioria não sabe a diferença entre uma barra de cereais e uma barra de proteína. A barra de cereais ganhou a atenção dos consumidores antes do que a barra de proteína. São baratas e fáceis de encontrar em supermercados. Mas a real diferença reside nos ingredientes utilizados em cada tipo de barra. As de cereais são compostas basicamente por xarope de glicose, cereais integrais ou não (como flocos de cevada, de arroz e de trigo, aveia em flocos), frutas, castanhas e podem conter chocolate. Algumas barras de cereais apresentam uma boa quantidade de fibras.

Já as barrinhas de proteínas são elaboradas a partir de ingredientes mais selecionados, como as proteínas do soro do leite (whey protein). Existem algumas que possuem vários tipos desse ingrediente, chegando inclusive a ter whey protein hidrolisada na composição. Outra fonte proteica encontrada é a proteína de soja, interessante do ponto de vista de mesclar uma proteína animal com outra vegetal. Geralmente as barras de proteína contêm uma quantidade mínima de proteína de 10g por barra, com quantidade semelhante de carboidratos e um pouco menor de gordura. É possível encontrar barras com 30 gramas de proteína.

Não é intenção das barras de proteínas terem valor calórico reduzido. Entretanto, deve ser feita uma análise mais criteriosa dessa informação. Se for considerada apenas a caloria por unidade de barra, a barra de cereais é menos calórica realmente, mas se for levada em consideração a caloria por grama, essa diferença cai bastante, ficando algumas barras de proteína com menos calorias por grama, que as de cereais. Obviamente, nas barras maiores a quantidade de calorias por unidade é alta e são úteis por aqueles que desejam aumento de massa magra. Existem, contudo barras de proteína de tamanho menor e que conseguem ter menos calorias por unidade. Se ainda assim a caloria for um incômodo, pode-se optar pela versão light das barras de proteína, que já se encontram disponíveis no mercado.

Algumas barras selecionam o tipo de carboidrato que elas possuem. Existem as que possuem carboidratos de baixo índice glicêmico e algumas que possuem uma quantidade reduzida de carboidratos, ampliando o público que pode usar esse alimento. É interessante observar que a fonte de carboidrato varia de acordo com o fabricante, devendo ser observado qual se adequa melhor a cada objetivo.

O grande propósito dessas barrinhas é fornecer uma boa quantidade de proteína nas refeições mais leves, como um lanche. Elas aliam a praticidade com a qualidade nutricional, pois é comum não conseguirmos adequar ao lanche, principalmente aqueles realizados fora de casa, uma quantidade boa de proteína. Poder levar um alimento saudável no bolso ou na bolsa é um desafio grande. Com o uso das barras de proteína fica mais fácil adequar a alimentação à logística de um dia a dia corrido.

Já é cientificamente provado que uma quantidade de até 20 g de proteína em cada refeição estimula um melhor desenvolvimento muscular, recuperação física e melhora o metabolismo corporal. Portanto, as barras de proteína são excelentes escolhas para indivíduos sedentários ou fisicamente ativos, sendo estes últimos mais beneficiados, enquanto que uma barra de cereais, apesar de saudáveis, não apresentam um valor nutritivo tão alto devendo ser acompanhada de outros alimentos nas refeições.

 

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