Sem categoria

Alimentação e suplementação para o carnaval

CarnavalUma das maiores, senão a maior festa popular de todo o mundo, o carnaval da Bahia é uma manifestação cultural que exige muito do físico do folião. Concomitante a isso, as opções de comidas nas ruas não são as mais confiáveis e saudáveis e há o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Diante de enormes distâncias percorridas a pé ao som frenético do trio elétrico, o desgaste físico é enorme. O corpo desidrata, o músculo cansa, e os efeitos são sentidos na mesma hora, ou no mais tardar no dia seguinte. Mas quais seriam as melhores formas de combater isso em plena avenida? Como encarar bem a maratona que é o carnaval de Salvador de maneira saudável?

Para começar, devemos nos preocupar sempre com a hidratação. O consumo de bebidas não alcoólicas deve ser feito de maneira constante durante o percurso. A bebida alcoólica, ao contrário do que se pensa, não hidrata quando consumida em grande quantidade, pois o álcool induz à diurese (formação de urina), que acaba aumentando a desidratação. Mas também não é necessário deixar de beber um drink ou uma cerveja por causa disso, o recomendável é nunca deixar de beber água (de preferência mineral, por causa da higiene) por pelo menos 1 hora.

Quanto à alimentação, a maioria das pessoas esquece este importante fator. E, como o que acontece geralmente é o consumo exagerado de álcool, essa soma pode ser catastrófica para o organismo. Fazer refeições leves no carnaval é essencial para manutenção da energia mental e muscular. Por isso, devemos ingerir algum alimento pelo menos a cada duas horas de folia. O problema, muitas vezes, é a escolha desse alimento.

Antes de sair de casa, evite comidas muito pesadas como feijoadas e moquecas. Na rua, dê preferência a sanduíches leves (sem frituras e condimentos, por exemplo) feitos na hora ou industrializados, pois previne o risco de uma intoxicação ou uma toxinfecção alimentar. Beber sucos de fruta é bastante indicado para uma refeição leve e rápida. Até o refrigerante tem seu lugar, desde que não seja diet ou light, pois o açúcar que tem nele servirá como energia no seu organismo.

Dentre os suplementos, podemos usar repositores energéticos baseados em carboidratos para manutenção e recuperação dos níveis de energia. Eles existem sob a forma de pó para mistura, podendo ser levados em garrafinhas para o circuito; também sob a forma de gel e balas, o que os torna bastante práticos, podendo ser levados no bolso do short.

Outro tipo de suplemento bem utilizado pelos foliões é a cafeína. Por agir como um estimulante do sistema nervoso central e aumentar os níveis de atenção e alerta, além de aumentar a capacidade de esforço (o que diminui a percepção de dor muscular), a cafeína pode ser aquele estímulo energético a mais para melhorar sua folia. Mas deve-se ter cuidado ao usar esse tipo de produto, pois ele é contraindicado para pessoas com problemas de pressão, problemas cardiovasculares, gastrite, esofagite, ansiedade e depressão.

Então, lembrem-se: cuidem da alimentação durante o carnaval. Não se esqueçam da hidratação com água mineral, da ingestão de refeições leves e, se quiserem mais energia e disposição, de procurar o suplemento correto. Esses detalhes importantes e simples são de suma importância para que você arrase no carnaval, e não que o carnaval arrase você.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.