Praticar corrida em clima quente e com casaco me fará perder mais peso?

maratonaA prática de exercícios físicos ao ar livre é uma maneira excelente de estimular hábitos saudáveis e prazerosos. A corrida ao ar livre é uma dessas práticas beneficiada pelo ambiente em que se pratica. É indiscutível a diferença entre o prazer de correr na praia e o “prazer” de correr numa esteira.

Uma prática comum de se ver, principalmente nas pessoas que correm nas ruas, é o uso de casacos, calças e outras peças de roupa sob o sol e em clima quente. Quem usa desses métodos alega que o gasto de energia e a perda de gordura é maior devido à maior agressão física ao corpo.

Estas pessoas não estão totalmente erradas. Realmente, se corrermos 1 hora sob o sol forte do verão brasileiro, numa temperatura de 30°C e ainda por cima cobertos com mantas, calças e casacos, a agressão ao nosso corpo será bem maior, assim como a perda de peso.

“Quer dizer então que realmente emagrece mais se exercitar dessa forma?” Não! Perder peso não significa perder gordura. Durante uma corrida, nós não estamos perdendo peso, significativamente, sob a forma de gordura. Ao término de um treino, verifica-se que o peso perdido equivale quase que totalmente à água eliminada pelo suor. Ou seja, a diferença na balança não é proveniente da gordura eliminada, e sim da desidratação.

Esse é o ponto que justifica o total equívoco de quem corre agasalhado sob forte calor pensando estar emagrecendo mais. Na verdade, a pessoa só está desidratando mais, algo extremamente indesejável para quem quer se exercitar de maneira saudável.

A água é um dos fatores determinantes na nossa saúde, seja num indivíduo ativo ou sedentário. Desde servir como meio para as reações que acontecem no nosso corpo até ser componente essencial para o controle da temperatura corporal, níveis ótimos de hidratação são indispensáveis para o bom desempenho.

A perda da gordura corporal vai acontecer com a prática de exercícios aeróbicos, mas forçar uma perda de líquidos pelo corpo é um erro que pode custar muito caro para a saúde, além de não adiantar.

Sendo assim, quando for se exercitar em qualquer tipo de ambiente lembre-se sempre de manter a hidratação e usar vestimentas que sejam de acordo com o ambiente: roupas leves para ambientes quentes e roupas aconchegantes para ambientes frios.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *