Qual a Diferença entre Maltodextrina e Dextrose?

malto_dextroseOs carboidratos dentre outras funções são importantes para fornecer energia e prevenir a utilização das proteínas musculares para a recuperação pós-exercício. São bastante utilizados em exercícios intensos e/ou prolongado com o objetivo de aumentar o desempenho, retardar a fadiga, promover recuperação muscular e auxiliar a hipertrofia. Dois carboidratos são freqüentemente usados, que são a maltodextrina e a dextrose. A dextrose é um carboidrato derivado da conversão enzimática do milho, que passou por um processo de hidratação. É a glicose propriamente dita. Já a maltodextrina é um polímero de glicose que é hidrolisado no trato gastrintestinal. Ambos geram uma resposta glicêmica rápida, no entanto, a maltodextrina por ser constituída por polímeros de glicose tem uma resposta mais lenta que a dextrose. Devido a esta velocidade de absorção, ambos os carboidratos tem momentos e formas de uso diferenciados. A maltodextrina é mais indicada para ser usada antes ou durante do exercício e a dextrose depois, podendo também ser utilizada em goles durante o treinamento. Por que isto? Quando ingerimos um carboidrato, ele estimula a liberação de um hormônio chamado insulina, a qual é essencial para colocá-los para dentro da célula. Se ingerirmos um carboidrato de rápida absorção vai haver também uma rápida liberação de insulina devido à hiperglicemia e, como efeito de rebote os níveis sanguíneos da glicose caem influenciando o desempenho, pois pode causar tonturas e perda do desempenho. Já com a malto, como se deseja que a liberação de glicose seja mantida durante a atividade, ela seria a mais indicada porque não vai aumentar os níveis glicêmicos tão rapidamente como a dextrose e, assim tem-se energia de forma gradativa não gerando hipoglicemia. Casada com a Whey pós-treino, a dextrose é excelente, pois vai estimular rapidamente a insulina, que por sua vez estimula o transporte de aminoácidos para o músculo ativando a síntese protéica e, reduzindo a degradação já que o músculo está com o substrato para repor o que foi perdido durante o exercício.

 

 

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