Como os Fitoterápicos fazem perder peso?

macaO uso de plantas no tratamento de várias enfermidades é tão antigo quanto à espécie humana e, hoje em dia são amplamente utilizadas como recurso terapêutico eficaz para prevenir, aliviar ou curar uma doença. O interesse em torno das plantas medicinais tem crescido bastante e um dos motivos para isto é a possibilidade de substituição dos remédios, que custam caro, por algo mais em conta e natural.

Dentre as aplicações dos fitoterápicos está a perda de peso através das suas propriedades, a depender da planta, em reduzir o apetite, aumentar o metabolismo e reduzir a gordura localizada. A obesidade é um problema de saúde pública causada por diversos fatores, como excesso do consumo alimentar, sedentarismo, desordens psicológicas sofrendo influência também dos fatores genéticos. Portanto, para quem quer perder peso de forma saudável, além do controle alimentar e da prática de atividade física pode aliar algo natural e eficaz. Garcínia, Gimnema, Pholiamagra, Laranja Amarga, Chá Verde e Chá Branco são exemplos de plantas que podem auxiliar o processo de emagrecimento.

A Garcínia (Garcínia cambogia) promove saciedade por meio da inibição do armazenamento de gordura, regulação do metabolismo dos açúcares e estímulo à liberação da serotonina, hormônio da saciedade e do prazer, porque contém uma substância chamada ácido hidroxicítrico (AHC). E aquela famosa vontade de comer doce? A Gimnema (Gymnema sylvestre) estimula a secreção da insulina e reduz o desejo incontrolável por doce. Outro fitoterápico, que talvez poucos conheçam é a Pholiamagra, utilizada na estética no tratamento da celulite por ser ativadora da circulação também tem efeito na redução da gordura localizada e do peso de uma forma geral. Os dois primeiros efeitos da Pholiamagra devem-se à presença de duas substâncias chamadas alantoina e ácido alantóico enquanto a última ação ocorre através da cafeína presente na planta.

Laranja Amarga (Citrus aurantium) contém a sinefrina, que tem ação termogênica aumentando o metabolismo, o que faz com que você gaste mais energia e queime gordura. O extrato da laranja amarga tem sido utilizado em suplementos alimentares, como o Advantra Z, para auxiliar na perda de peso. Outro termogênico com a mesma ação é o Chá Verde (Camellia sinensis), que ainda tem propriedade antiinflamatória e hipoglicemiante. As substâncias presentes no chá verde que conferem a propriedade para a redução do peso são a cafeína e as catequinas. Da mesma família que o chá verde, o chá branco também pode ser utilizado no processo de emagrecimento. A diferença entre eles está na forma de colheita: enquanto o chá verde é extraído das folhas frescas, o chá branco é colhido dos brotos e das flores da planta. Isto faz com que o teor de cafeína seja reduzido no chá branco, no entanto, o teor de catequinas é alto permitindo que tenha a mesma ação do chá verde sendo mais uma opção para o emagrecimento.

Mesmo com todos os benefícios dos fitoterápicos, alguns possuem contraindicações. Portanto, antes de associar uma planta ao seu dia-a-dia procure um profissional capacitado que possa te orientar sobre o melhor fitoterápico, a forma e a dose que deve ser administrada adequando ao seu caso.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *