Alergia a Whey Protein

imuniA alergia ao leite é uma reação adversa do sistema imunológico, ocorre quando o organismo reconhece as proteínas presentes no leite como um agente invasor, e reage contra, desencadeando os sintomas da alergia.

As proteínas do leite bovino estão divididas em duas frações; 80 % correspondem à caseína, e 20% são proteínas do soro. As proteínas potencialmente alergênicas encontradas no leite são a caseína e a porção β-lactoglobulina e α-lactoalbumina da whey protein (proteínas do soro).

A capacidade de uma proteína gerar uma reação alérgica depende da sequência de aminoácidos, da conformidade espacial e do peso molecular. Proteínas com peso molecular entre 14.000 e 40.000 Daltons (Da) são responsáveis por causar alergia alimentar.

A caseína, a depender da sua conformação tem seu peso molecular entre 18.000 a 25.000 Da, as proteínas do soro do leite β-lactoglobulina e α-lactoalbumina, possuem respectivamente, 18.205 a 18.286 Da e 14.147 a 14.175 Da, ou seja, são proteínas que se não digeridas corretamente podem causar reações alérgicas.

Algumas anormalidades metabólicas ocorridas na infância como baixa atividade estomacal da pepsina, mecanismo imaturo de geração de ácidos estomacais, e funcionamento inadequado de enzimas do pâncreas e intestino, podem impossibilitar a digestão da proteína, que passara intacta. Dessa forma, o organismo identifica essa proteína como um antígeno, desencadeando respostas imunológicas, produção de imunoglobulina E, causando liberação de substancias vaso-ativas, como por exemplo, a histamina, que ira desencadear a alergia.

Em casos de alergia ao leite, é recomendado o consumo de whey proteín hidrolisada, pois nessa forma a proteína tem um menor peso molecular, se encontra pré-digerida, na forma de di e tripeptideos, sem correr o risco de ser absorvida intacta pelo organismo. Quanto maior o grau de hidrolise dessa proteína, menor será a possibilidade de ocorrer uma reação adversa.

Pessoas com intolerância a lactose devem procurar produtos que não contenham esse componente na composição, existem diversos tipos de WP isolada, onde a quantidade de lactose é nula ou quase nula.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *