Suplementação para Natação de longas distâncias

natacaoA natação em longas distâncias, também conhecida como maratona aquática, é um esporte que envolve um gasto energético muito alto. São categorizadas como: Provas Curtas (600m a 1,5km); Provas Médias (2km a 3,5km); e Provas Longas (4km a 15km).

A suplementação para a maratona aquática deve responder a uma série de fatores, a exemplo: duração da prova, local (mar, rio, lagoa), tempo a ser atingido, temperatura ambiente, condições climáticas e assistência ao atleta durante o percurso.

A duração da prova é determinante para a estratégia de suplementação. Provas mais curtas não necessitam de intervenção nutricional no seu decorrer. Provas de duração média a longa, dependendo também do tempo a ser atingido (objetivado pelo atleta), serão beneficiadas com o suplemento. Nesse caso, o uso de bebidas repositoras à base de carboidrato é indicado pra fornecer energia ao organismo.

A hidratação é fundamental para a natação, assim como para os demais esportes, e às vezes até requer mais atenção. É o caso da natação praticada no mar. Acontece que o meio é hipertônico (mais concentrado) em relação ao nosso corpo por causa da quantidade de sal na água, o que gera um aumento na desidratação. Por isso, é imprescindível que a hidratação seja feita constantemente. Para isso a presença de assistência ao atleta, geralmente com lanchas que o acompanham ao longo do trajeto, é de fundamental importância devido à dificuldade do atleta levar consigo água e demais suplementos.

Após o fim da prova e seu consequente desgaste físico intenso, quanto mais rápida for a oferta de nutrientes ao atleta, melhor será sua recuperação. Bons suplementos nesse momento são os compostos de dextrose (carboidrato rapidamente absorvido) e de proteínas de alto valor biológico (qualidade) e rapidamente absorvidas como as proteínas do soro do leite.

Com essas estratégias, o atleta está cercado de fatores estimulantes do seu desempenho e da sua saúde, possibilitando um maior rendimento durante a prova e promovendo uma melhor recuperação após esta.

 

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