Miostatina: Futura revolução do crescimento muscular

miostatinaEstudos feitos com camundongos mostraram que quando genes para uma proteína denominada miostatina eram inativados, os animais obtinham uma grande redução de tecido adiposo e exacebardo ganho de massa magra.

Alguns anos antes criadores de gado tinham feito a mesma observação e desenvolveram uma raça de gado com o gene inativo da miostatina. Gado este conhecido como azul belga (Belgian Blue), eram pesados, musculosos e magros.

Ainda é obscuro o papel da miostatina no crescimento muscular, porém pode funcionar agindo na limitação do crescimento do músculo ao manter quiescentes as células satélites. Essas células estão em volta do músculo na forma adormecida esperando que o músculo seja lesionado para ação em torno dele a fim de substituir as células lesionadas. Sem miostatina, o “freio” normal que atua sobre as células satélites poderia ser eliminado e as células musculares proliferariam.

Testes com DNA relataram uma mutação genética, o primeiro caso documentado em um ser humano, em um menino alemão extremamente musculoso que tinha uma mutação que inativa a miostatina semelhante aquela evidenciada em camundongos e no gado. Esse garoto não produzia absolutamente nenhuma miostatina.

Existem maneiras de desativar a miostatina, de depletar ou aplicar anticorpos que bloqueiam sua ação. Estão sendo desenvolvidos medicamentos que possam ajudar pessoas com patologias que há grande catabolismo, como a distrofia muscular, AIDS, câncer e sarcopenia.

Uma visão ergogênica também é bastante apreciada, visto que atletas amadores e profissionais poderiam usar bloqueadores de miostatina para promover melhor desempenho nos exercícios e competições. Ainda são desconhecidos os efeitos em longo prazo da inibição desta molécula.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *