Nutrientes e Condições Hormonais

atletaNo nosso organismo os hormônios são agentes fundamentais na recuperação do corpo após um exercício físico. Sendo necessárias condições ideais de recuperação para o desenvolvimento da força e melhora da performance. A recuperação envolve um conjunto de processos fisiológicos, que por sua vez são influenciados pela presença e ação de hormônios e alguns nutrientes específicos.

Alguns autores afirmam que independentemente do exercício, os nutrientes podem influenciar as concentrações hormonais e dessa forma atuar na mediação de mecanismos fisiológicos e bioquímicos relacionados com a recuperação muscular.

Por exemplo, a ingestão de carboidrato e proteínas após o exercício de força não se devem apenas ao objetivo de ressíntese de glicogênio e síntese de proteínas. A suplementação com esses nutrientes apresenta efeitos positivos na secreção de hormônios anabólicos após a atividade física.

Estudos demonstram que indivíduos que foram suplementados depois do treinamento de força com uma mistura de carboidrato mais whey protein apresentaram concentrações de insulina e de hormônio do crescimento (GH) significativamente maior do que indivíduos que consumiram apenas proteína ou apenas carboidrato. Outra substância que potencializaria o GH seria a arginina, que teria uma ação prolongadora deste hormônio, favorecendo uma maior mobilização das moléculas de gordura do tecido adiposo e um maior ganho de massa muscular.

Outro hormônio anabólico com possível modulação pelos nutrientes é a testosterona, um hormônio anabolizante que produzimos naturalmente em condições variadas. Tal hormônio melhora o desempenho, força e o desenvolvimento muscular. Muitos suplementos se dispõem a otimizar sua secreção natural, como por exemplo o ZMA (zinco-monometionina-aspartato).

Podemos assim adotar estratégias alimentares que potencializarão o ganho de massa muscular e a redução da gordura corporal, se atentando ao momento certo de ingestão desses suplementos.

 

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