As tentações da páscoa

pascoaA páscoa está chegando e com ela aflora o desejo de comer chocolate, alimento que para muitas pessoas não pode faltar nesse dia. Então como manter a dieta e não ganhar aqueles quilinhos a mais em meio a tanta tentação?

O chocolate é rico em carboidratos e gorduras, fornecendo grande quantidade de calorias. Para se ter uma idéia, uma barra pequena de chocolate ao leite (30g) fornece em média 170 kcal. Sendo assim quase 200 Kcal em uma barrinha. Seria necessário para gastar essas 200 kcal, fazer mais ou menos 50 minutos de caminhada ou 50 minutos de bicicleta. Porém, em geral as pessoas não se contentam com 30g.

Porém o chocolate não é um vilão por completo, ele possui minerais como magnésio, cobre, potássio e manganês, além de fotoquímicos como teobromina, sendo que em cada 100g de chocolate contém 160mg de teobromina, substância que tem ação semelhante à cafeína, como estimulante do sistema nervoso central, além de conter 600 mg de feniletilamina (PEA), um estimulante muito parecido com outros produzidos naturalmente pelo organismo (dopamina e a epinefrina), e há também a presença de substancias antioxidantes denominadas flavonóides.

É importante atentar-se ao chocolate diet, assim como qualquer outro deve ser ingerido com cuidado, pois o mesmo é isento em açúcar (o que é interessante aos diabéticos), contendo em sua formulação edulcorante (adoçantes), porém possui maior quantidade de gordura.

Uma novidade nesse mundo saboroso é o chocolate sem lactose, importante aos portadores de intolerância a esse carboidrato.

O melhor é optar pelo uso de chocolate amargo ou meio amargo que possui em sua formulação menor quantidade de açúcar e mais cacau (maior teor de flavonóides), dê preferência aos sem avelã, cremes, amêndoas e doce de leite. Observe o recheio e a cobertura. Outra dica interessante seria comer aos poucos, pois assim além de saborear o pedaço você também evita a rápida ingestão reduzindo o risco de querer comer mais e mais.

Aproveitando que estamos falando de páscoa e alimentos dessa época,

vale ressaltar a importância de realizar um almoço nutritivo, dessa forma seja criativo e abuse das preparações mais saudáveis, podendo fazer um jogo com as cores e com os cortes na salada por exemplo, tornando o prato mais atraente e nutritivo.

O peixe bastante consumido nessa época é super importante, pois contem ácidos graxos poliinsaturados, destacando as séries ômega 3 e 6 que estão  relacionados com a prevenção de doenças cardiovasculares, através da redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol sanguíneo, aumentando a fluidez sanguínea e reduzindo a pressão arterial.

Assim curta a páscoa, saborei os alimentos dessa época e evite os exageros.

 

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