Prato colorido é um prato saudável?

saladaNutricionistas recomendam. Programas de TV fazem reportagens enormes sobre o tema. Aquela amiga que almoça com você já comentou. São os pratos coloridos.

A maioria das pessoas, hoje em dia, já ouviu falar que o prato deve ser colorido, reunindo alimentos (principalmente vegetais) das mais variadas cores. Quando perguntadas sobre o motivo, alguns desconversam, mas boa parte sabe a resposta decorada: por causa das vitaminas e minerais.

Mas será mesmo que um prato colorido é sinônimo de prato saudável? A resposta não é tão simples quando um “sim” ou “não”. De uma forma geral, um prato colorido é, sim, um prato saudável, pois cada alimento apresenta uma composição de vitaminas, minerais e substâncias bioativas e antioxidantes que varia de acordo com a cor. Portanto, quanto mais variada for a tonalidade dos alimentos, mais variada será a ingestão desses micronutrientes tão necessários para nossa saúde.

Mas como mencionado anteriormente, não é tão simples responder essa pergunta. A formulação de um prato saudável vai além da cor dos alimentos. É preciso, além de variar os ingredientes do prato diariamente, cuidar da preparação de cada alimento. Ou seja, alimentos ricos em gorduras saturadas, condimentos industrializados, alto teor de sódio, fritos e ricos em açúcar refinado podem até ser coloridos, porém não apresentam bom valor nutricional.

Sendo assim, a inclusão de alimentos de cores variadas no cardápio é uma ótima forma de balancear a dieta e fornecer os micronutrientes necessários para nossa saúde, porém devemos nos preocupar também na escolha e na forma com que nosso prato é preparado, garantindo uma refeição saudável de todas as formas.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *