Carboidratos Engordam?

carbsNos últimos anos vários livros fizeram sucesso, afirmando que dietas ricas em carboidratos levam ao aumento do tecido adiposo e por isso são maléficos a saúde. Os autores dessas obras tem como uma de suasbase a hipótese sobre indivíduos (25% da população) serem insulinoresistente, onde o pâncreas passa a secretar mais insulina, com objetivo de normalizar os níveis de glicose no sangue depois da ingestão de carboidrato. Essa super secreção teoricamente leva a conversão de carboidrato a tecido adiposo.

Essa teoria se aplica a pessoas sedentárias, sendo que o mesmo não ocorre com pessoas fisicamente ativas ou atletas. A insulina é um hormônio altamente anabólico que proporciona o crescimento muscular, ajudando na nutrição celular e sinalização para síntese protéica.

Indivíduos fisicamente ativos tendem a manter níveis normais de insulina, sendo que o exercício torna as células musculares mais sensíveis a sua ação, agindo como uma chave para entrada de aminoácidos e glicose para dentro dessas células.

O consumo adequado de boas fontes de carboidratos não deveria preocupar as pessoas. Fontes como feijão, frutas, verduras e legumes devem ser encorajadas para o consumo, mesmo em pessoas insulinoresistentes, sendo que a variação com proteínas e gorduras ajuda na minimização de possíveis efeitos negativos.

Insulina e carboidrato não são vilões quando se trata de gordura, os vilões são um mau planejamento dietético e as calorias que quando consumidas mais que queimadas acumulam-se em forma de gordura.

Pessoas que ingerem carboidratos integrais, com baixos índices glicêmicos tendem a ter um maior controle do peso, consequentemente menor incidência de obesidade, bom perfil lipídico sanguíneo evitando doenças coronarianas e melhor metabolismo dos carboidratos prevenindo diabetes e resistência a insulina comparados a pessoas que consomem açúcar simples de alto índice glicêmico.

Por esses e outros fatores a escolha do carboidrato a ser consumido passa a ser o grande desmistificador de que carboidratos engordam.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *