Sem categoria

Suplementação para ciclismo

bikeO ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta que envolve várias modalidades específicas, como por exemplo: mountain bike, BMX, provas em estradas, pistas e no triátlon.

De acordo com as características de cada prova, o ciclismo passa a ser um esporte que pode ser caracterizado como endurance (longa duração e intensidade baixa a moderada) ou como exercício de alta intensidade e curta duração (provas de velocidade). E essa caracterização é importante devido à diferença em termos de suplementação para esses dois tipos de esporte.

Provas de velocidade, por usarem bastante o sistema ATP-CP (ATP – fosfocreatina) como fonte de energia e também a via glicolítica (que degrada carboidrato), necessitam de suplementos como a creatina, que aumenta a capacidade de explosão e força; proteínas do soro do leite para hipertrofia muscular e melhor resistência; e estimulantes à base de cafeína, que aumentam disposição, estado de alerta e capacidade de reação.

Provas de longa duração devem ser acompanhadas de uma boa hidratação, atentando para a perda de eletrólitos pelo suor, ou seja, a reposição hídrica e eletrolítica deve ser feita constantemente de acordo com a duração da prova. Bebidas com carboidratos também são necessárias por retardarem o aparecimento de fadiga muscular, já que a glicose é utilizada por nossas células como combustível. Estimulantes à base de cafeína também são recomendados, já que retardam a percepção de fadiga e aumentar a disposição mental. Suplementos proteicos também servem para estimular a recuperação muscular e, consequentemente, beneficiar o exercício.

Apesar de todas essa diferenças e dos detalhes que cercam a prática do ciclismo, uma coisa é certa: a prática de esporte necessita de acompanhamento nutricional adequado para que, além de possibilitar a vitória, promova a saúde física e mental.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.