Sem categoria

Suplementação para a doença celíaca

trigoA Doença Celíaca (DC) é uma doença autoimune desencadeada pela ingestão de cereais, que contêm glúten, por indivíduos geneticamente predispostos, caracterizada por um processo inflamatório que envolve a mucosa do intestino delgado, levando a atrofia das vilosidades intestinais, má absorção e uma variedade de manifestações clínicas. Além do consumo do glúten e da suscetibilidade genética, é também necessária a presença de fatores imunológicos e ambientais para que a doença se expresse.

O tratamento da doença celíaca é fundamentalmente dietético. Consiste na exclusão do glúten, termo utilizado para descrever frações protéicas encontradas no trigo, centeio, cevada, aveia e em seus derivados. Para garantir uma dieta isenta de glúten, o celíaco deve sempre conhecer os ingredientes que compõem as preparações alimentares e fazer leitura minuciosa dos ingredientes listados nos rótulos de produtos industrializados.

Para quem é atleta ou praticante de exercício físico e portador da doença celíaca deve ficar atento aos suplementos alimentares que contêm glúten, como por exemplo, alguns tipos de Whey Protein, Hipercalóricos e Hiperprotéicos por conterem ingredientes derivados do trigo na sua composição.

Apesar das proteínas do glúten possuírem glutamina na sua composição, a utilização da L-glutamina (o aminoácido na sua forma livre) não traz prejuízos algum ao celíaco. Pelo contrário, melhora a “saúde” das células intestinais (enterócitos) além de melhorar o sistema imune já que tanto os enterócitos quanto as células do sistema imunológico utilizam a glutamina como fonte energética. A objeção quanto a glutamina seria somente se esta estiver no formato peptídico, ou seja, associada a outros aminoácidos.

Portanto, existem sim suplementos que podem ser utilizados pelos celíacos. Basta ficar atentos aos ingredientes descritos nos rótulos.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.