Sem categoria

Carnosina, Novidade na Promoção do Ganho de Força

baA carnosina ou betaalanil-L-histidina, é um dipeptídeo no qual se combinam dois aminoácidos, betalanina e a L-histidina. Em nosso corpo a carnosina é predominantemente encontrada na musculatura, coração e cérebro. Suplementos a base dessas substancias vêm surgindo como um promotor do ganho de força, de músculo e um otimizador da performance.

Em 2002 estudiosos demonstraram que, nos homens, a potência muscular ao final de uma corrida de curta distância (30seg) está diretamente relacionada com a concentração muscular de carnosina (quanto mais alta a concentração desse dipeptídeo, maior a força dos indivíduos ao final do percurso).

Uma das ações mais importantes da carnosina é sua capacidade de neutralizar o ácido produzido durante o esforço muscular. O aumento de ácido lático na musculatura esta associado a uma queda no desempenho. Com essa neutralização a carnosina retarda o aparecimento da fadiga. Isso explica porque há, em média, de duas a três vezes mais carnosina nas fibras musculares tipo II (fibras de força) que nas do tipo I (fibras de resistência).

Os músculos do homem possuem aproximadamente 20% a mais de carnosina que os das mulheres. Níveis menores são encontrados em sedentários e idosos, enquanto atletas de força apresentam o dobro da concentração de pessoas normais. Estudos em animais apontam que há uma diminuição na concentração de carnosina em treinamentos de resistência.

Além da pratica do exercício físico regular, a concentração de carnosina está sob o controle do nível de betaalanina presente no sangue. Esse seria o fator limitante da formação de carnosina, de modo que apenas a histidina não desempenha essa função.

A suplementação de 4-6g por dia de betaalanina durante um mês aumenta a concentração muscular em aproximadamente 65%. Podemos encontrar a carnosina na carne bovina, considerada uma fonte rica, contendo apenas 124 mg a cada 100g de carne, sendo necessário consumir  mais de 4 kg de carne por dia para atingir a dose recomendada, dai a facilidade da suplementação, onde encontramos essas quantidades recomendadas simplesmente em poucas cápsulas.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.