A Creatina aumenta a pressão arterial?

creatinaAtualmente tido como o suplemento da moda, a creatina é um composto que, dentre outras funções, aumenta os níveis de força e a hipertrofia muscular quando associada à prática de musculação. Mas existem alguns mitos sobre a suplementação de creatina que ainda hoje persistem entre os mais desinformados, um deles é o aumento de pressão arterial.

É verdade que a creatina aumenta a retenção hídrica. Isso acontece devido à alta osmolaridade da molécula de creatina, que ao entrar na célula acarreta também a entrada de água. E isso acontece na célula muscular, já que 95% da creatina do nosso corpo está no músculo esquelético.

Tal “inchaço” celular é extremamente benéfico por emitir um sinal anabólico, permitindo que a célula venha a crescer mais por produzir mais proteínas. Para quem quer aumento de massa muscular, esse efeito é indispensável. Como esse inchaço é localizado na célula do músculo, não envolve nenhum tipo de retenção hídrica que altere a pressão arterial, como ocorreria com o excesso de sódio, por exemplo.

Vale salientar que esse acúmulo de água muscular volta ao normal após 1 mês de término da suplementação. Cai por terra, portanto, o mito de que a creatina causa aumento da pressão arterial, mas ainda existe uma série de mitos sobre a creatina que, se não já foram, serão desmistificados aqui no site.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

38 pensamentos em “A Creatina aumenta a pressão arterial?”