Sem categoria

Glutamina e sistema imune

imuneA glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo humano. Estudos afirmam que quantidades apropriadas de glutamina circulante no corpo são essenciais para um ótimo funcionamento do sistema imunológico e para síntese proteica.

Por outro lado uma baixa nessas concentrações, comum em atletas de endurance, aumenta o risco para as infecções do trato respiratório. Sendo assim a suplementação de glutamina seria necessária para manutenção adequada dos níveis plasmáticos desse aminoácido prevenindo dessa forma essas possíveis infecções. Exercícios físicos têm características de aumentar, manter ou diminuir as concentrações sanguíneas de glutamina dependendo do tipo, intensidade ou duração do exercício.

Em atletas de endurance que depletam suas reservas de glicogênio, a concentração mais baixa é observada cerca de 2h após o início do exercício, e levam cerca de 5 – 7h para normalizar essa concentração.

Foi observado em atletas redução de 10% na glutamina plasmática, podendo concluir que essa redução propicia o enfraquecimento do sistema imunológico. Essa observação é apoiada por alguns pesquisadores, que em estudos suplementaram 2 grupos de atletas, um com glutamina e outro grupo com uma substância placebo, imediatamente após uma ultramaratona ou maratona e, novamente 2h depois. Eles verificaram que o grupo que ingeriu glutamina apresentou menores taxas de infecção durante a semana pós-exercício.

A dose recomendada de glutamina é de 5g três vezes ao dia, preferencialmente ingerida juntamente com uma fonte de carboidrato (maltodextrina, sucos de fruta, etc) para melhor absorção, aumentando os níveis plasmáticos e por consequência fortalecendo o sistema imunológico, melhorando a saúde intestinal e aumentando a síntese proteica (crescimento muscular).

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.