Sem categoria

Nutrição e antienvelhecimento

rosaDesde os tempos antigos já se via uma preocupação com a estética e um interesse em melhorar a aparência e corpo. Os papiros médicos do antigo Egito utilizavam de formulações específicas para crescimento ou queda de cabelo, prevenção de rugas e estrias. Atualmente, esse contexto não mudou. Cada vez mais homens e mulheres buscam estratégias para minimizar os efeitos do envelhecimento. Além de um corpo mais bonito e uma pele mais saudável.

Utilizar dos alimentos ou suplementos como estratégia, para atingir esses objetivos parece ser um excelente caminho. Por tratar esses problemas de “dentro para fora”.

Como qualquer outro tecido corporal, a pele tem necessidades nutricionais específicas, de forma a garantir uma formação, desenvolvimento e regeneração adequados. A alimentação se torna fator determinante para que esse aporte de micronutrientes e outros compostos sejam dados para a satisfação das necessidades da pele.

A aparência da pele pode variar dependendo dos fatores como a idade, o sexo, o clima, estado de alimentação e saúde do indivíduo. Uma alimentação inadequada associados a o uso excessivo de bebidas alcoólicas, fumo, como também pela poluição, stress, leva a um aumento na produção de radicais livres. O nosso corpo se protege das agressões causadas pelos radicais livres com enzimas antioxidantes e através de nutrientes oriundos da alimentação.

A produção dessas enzimas antioxidantes requer a presença de níveis adequados de minerais como zinco, cobre e selênio, além de quantidades suficientes de proteínas de alta qualidade e vitaminas.  No entanto, se a defesa antioxidante está defasada, esses radicais livres podem causar oxidação de compostos celulares como lipídeos, proteínas e DNA, estando relacionados com de vários distúrbios na pele, como o envelhecimento e até o câncer de pele.

Estudos recentes sugerem que uma alimentação rica em compostos como vitamina A,C, E e carotenóides, entre outros, tem um efeito protetor contra a radiação UV, ajudando a neutralizar radicais livres. O cobre além de ser essencial para formação de enzimas antioxidantes se torna fundamental também na síntese do colágeno.

O colágeno é um componente essencial dos tecidos e sistema esquelético, sendo encontrado como constituinte da pele, tendões, cartilagens, ossos e tecido conectivo. Com o passar dos anos, o corpo reduz a sua capacidade de sintetizar todo o colágeno necessário. Acredita-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento.

Partindo desse pressuposto, a suplementação com o colágeno hidrolisado traria diversos benefícios, como auxiliar no tratamento de processos patológicos ou fisiológicos, como o envelhecimento natural.

Apesar de o envelhecimento ser um processo natural e inevitável de todos os seres vivos, podemos lançar mão de artifícios para minimizá-lo ou retardá-lo ao máximo. A nutrição pode nos auxiliar nesse processo, fornecendo meios de evitar o envelhecimento precoce e minimizar os danos provocados pela idade.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.