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Vegetarianos e Desempenho Esportivo

vegetarianSeja por amor e respeito aos animais, por questões ambientais, indicações médicas, enfim, cada vez mais pessoas aderem à alimentação vegetariana. Ter uma alimentação deste tipo não significa que vai haver comprometimento no rendimento esportivo, pelo contrário, estudos indicam que não há interferências no desempenho. O importante é ter uma alimentação balanceada com todos os nutrientes em quantidades adequadas e o auxílio de suplementos alimentares.

Existem quatro tipos de dietas nesta linha: ovolactovegetarianos, que permitem o ovo e leite associado ao consumo de alimentos de origem vegetal; lactovegetarianos, os quais além dos vegetais apenas o leite é consumido; os vegetarianos estritos, que não comem nada de origem animal e os veganas, considerado um estilo de vida e não uma dieta, pois além de não consumirem nada de origem animal defendem os direitos dos animais não vestindo roupas feitas com couro ou lã, não frequentam lugares onde fazem apresentações com animais, como circos, e nem usam cosméticos de origem animal.

Quem escolhe este tipo de alimentação deve se atentar a três nutrientes, que são exclusivas ou predominantes em alimentos de origem animal: vitamina B12, zinco e ferro. A deficiência de B12 pode levar a dores nas pernas, falta de concentração, fadiga, dores de cabeça, vertigens, um tipo de anemia chamada macrocítica (crescimento anormal dos glóbulos vermelhos), baixa coagulação sanguínea. Ou seja, quem possui baixa ingestão desta vitamina e ainda pratica exercício físico pode ter uma performance seriamente comprometida. Quanto ao zinco, este é um mineral extremamente importante para o sistema imunológico, antioxidante, regulador da atividade da insulina, está envolvido na síntese protéica, na diminuição da formação de lactato contribuindo para o retardo da fadiga e melhora do desempenho. O ferro por ser essencial à oxigenação dos tecidos afeta a capacidade respiratória e aeróbica de quem está praticando atividade física. Há no mercado diversos produtos que misturam estes nutrientes, como os polivitamínicos ou os formulados isoladamente ou em conjunto.

Sabe-se o quanto é difícil conseguir alcançar todos os nutrientes com uma alimentação saudável em atletas que não tem restrição alimentar. Imagina quem não come nada de origem animal? Por isto, na maioria das vezes é necessário lançar mão da suplementação nos dois casos. No caso específico de quem ainda permite entrar no cardápio leite e/ou ovos podem se beneficiar de um suplemento protéico como a whey protein. Extraída do soro do leite, contém todos os aminoácidos essenciais, oferece reforço imunológico, sendo a melhor indicação para quem deseja hipertrofia e até mesmo para quem pratica exercícios físicos de uma forma geral, isso devido a sua composição nutricional de alto valor biológico e por servir como um complemento para o aporte diário de proteínas. Para quem não concorda em suplementar com whey existem produtos à base de proteína da soja, que também é rica na maioria dos aminoácidos essenciais, é uma boa fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes.

A imaginação acompanha as formas de uso, por exemplo, bater whey com frutas, aveia a depender do objetivo da pessoa pode tornar o produto ainda mais saboroso e nutritivo. Tem também as opções de barras protéicas para aumentar a fonte de proteínas da dieta. Para dar aquele gás durante o exercício, este grupo pode fazer uso também de carboidratos, como a maltodextrina ou dextrose e ter um aumento do desempenho. Outro suplemento que pode ser usados são o óleo de peixe, ricos em ômega-3 para prevenir doenças inflamatórias, como artrite, doenças cardiovasculares e auxilia à manutenção da pressão sanguínea e freqüência cardíaca.

Portanto, nada de achar que quem segue uma dieta vegetariana vai ter uma baixa de desempenho comparado aos onívoros. Procure um profissional capacitado na área que te ajude a ter uma alimentação correta de acordo com seu estilo de vida.

 

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