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Alimentação para o São João

saojoaoO mês de junho é um dos meses mais esperados do ano, abrindo com as festas de Santo Antonio, depois chega o São João e pra finalizar São Pedro. Destas, o São João é a festa mais animada e desejada. Impossível não pensar nas mesas fartas de comidas típicas, desde o amendoim e milho cozido, aos bolos dos mais variados tipos, passando por cocadas, laranja e as bebidas (quentão, licor de jenipapo, passas, maracujá, entre outros) e sempre regado pelo delicioso som do forró.

Diante de tantas guloseimas e muita bebida como não abdicar de nada e manter o corpo adquirido com tantos meses de academia? A solução não é deixar de comer, podemos sim comer tudo que estará disponível, no entanto, devemos selecionar o alimento, dando preferência, ao amendoim, milho cozido e as laranjas docinhas encontradas com mais facilidade nesta época, pois são mais saudáveis em relação aos bolos e canjicas super calóricos, estes podem ser consumidos sem exagero.

Nunca devemos ficar sem nos alimentar, numa época onde há excesso de bebida é comum as pessoas abusarem de bebidas alcoólicas e esquecerem-se da alimentação, essa situação pode ser muito desgastante para o corpo. Por isso é importante realizar todas as refeições que o organismo precisa para manter as necessidades energéticas e curtir uma festa tranquila.

A hidratação é outro fator importante sempre que se fala em quantidades exageradas de bebidas alcoólicas, é recomendado beber muita água. Uma boa dica é intercalar bebidas alcoólicas com copos de água para a manutenção da hidratação corporal.

Os suplementos são grandes coadjuvantes neste momento, eles podem auxiliar na recuperação e manutenção energética, como os repositores energéticos compostos por carboidratos. São facilmente encontrados em forma de gel e balas, podendo ser levados no bolso pra qualquer lugar, ou em forma de pó, para serem dissolvidos na água. Os termogênicos, em sua maioria a base de cafeína, também são de uso comum nestas festas. Vão agir estimulando o sistema nervoso simpático, deixando as pessoas mais ligadas, e animadas para curtir a festa, além de retardar a fadiga, diminuindo as dores musculares. Porém, não são recomendados para pessoas com gastrite, problemas cardíacos e hipertensos.

Suplementos como BCAA, Hiperproteicos e hipercalóricos, também podem ser utilizados nesta época. O primeiro vai evitar que ocorra o desgaste muscular durante tantos dias de festa, o segundo vai manter o aporte protéico no organismo, visto que muitas pessoas não mantêm uma boa alimentação nesse período, e o ultimo vai fornecer a quantidade de nutrientes e energia para suprir as necessidades do organismo das pessoas, já que o gasto energético é muito alto durante a festa Junina.

Logo, existem diversas alternativas para comer todos os quitutes típicos dessa época, beber e curtir sem causar danos ao organismo. Boas Festas!

 

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