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Micronutrientes e Exercício

vitaminasOs micronutrientes não fornecem energia nem contribuem para o ganho de massa corporal, no entanto, são essenciais para diversos processos metabólicos, como síntese de hormônios, formação de tecidos, produção de energia, função imunológica, proteção dos tecidos contra o estresse oxidativo. Atletas e praticantes de exercício físico possuem demandas aumentadas uma vez que estes nutrientes são requisitados nas reações metabólicas e, pelo próprio gasto aumentado além das perdas de alguns minerais pelo suor e/ou urina.

A deficiência de ferro pode prejudicar a capacidade de transporte do oxigênio interferindo negativamente na capacidade aeróbica e, consequentemente no rendimento. O consumo de cálcio é extremamente importante para reduzir fraturas de estresse e osteoporose, pois é essencial para a formação e manutenção óssea. Os antioxidantes oferecem proteção contra a produção de radicais livres, aumentada durante exercícios intensos e/ou prolongados e, apesar de no caso das vitaminas C e E serem consideradas de baixo grau de evidência científica, seu consumo em especial diante de uma deficiência ou demanda aumentada protege nosso corpo contra o ataque destas espécies reativas. As outras vitaminas, como as do complexo B são importantes para os processos de produção de energia e no metabolismo dos macronutrientes – carboidratos, proteínas e lipídios.

Nem todo mundo necessita de uma suplementação de vitaminas e minerais já que a alimentação é capaz de fornecê-los quando equilibrada e diversificada. Este é o consenso da maioria das instituições da área e de muitos nutricionistas. Porém, observa-se que os hábitos alimentares da maioria da população em conjunto com o estilo de vida e condições dos próprios alimentos, como origem, cultivo, transporte, armazenamento e cozimento não fornecem estes nutrientes em quantidades adequadas. Somado a isto, com relação aos atletas ou até mesmo desportistas, às vezes não se consegue por meio da alimentação a adequação dos micronutrientes ou o indivíduo quer perder peso e está fazendo uma dieta restritiva ou retira da sua alimentação determinado nutriente. Nestes casos, a suplementação seria algo a se pensar.

 

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