Sem categoria

Dietas da moda

dietaAs dietas radicais são em geral, um grande desperdício de tempo. Não há evidências de benefícios reais para as pessoas que seguem tais rotinas. Em média 95 a 99% das pessoas que seguem essas dietas costumam reaver seu peso com “juros” no período de um ano.

Dietas que excluem certas classes de alimentos e realçam outros são tão ruins quanto as dietas radicais. O grande problema é que elas não possuem equilíbrio de macro e micronutrientes e podem omitir algum nutriente essencial para saúde. Foi realizada uma análise de onze dietas da moda, onde foi revelada deficiência de vários nutrientes essenciais para o organismo, dentre eles; vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e zinco. Uma dessas dietas consistia em 70% de suas calorias provenientes da gordura. Valores tão altos podem refletir negativamente em diversas doenças cardiovasculares.

As mudanças alimentares mais comuns entre praticantes de treinamento de força são as dietas a base de proteínas, tendo o carboidrato quase que excluído totalmente. No inicio o resultado é bem perceptível, ao subir na balança, constata-se uma grande perda de peso e a sensação é maravilhosa. Com a interrupção da dieta o peso volta tão rapidamente quanto desapareceu. Isso ocorre por ser uma dieta que desidrata (ocorre perda de água), no intuito de excretar do organismo o excesso de nitrogênio proveniente do excesso de proteína. Além da perda de peso ser proveniente da excreção de água, boa parte da musculatura pode ser perdida por um aumento do processo bioquímico conhecido como gliconeogênese, onde a musculatura passa a ser degradada para obtenção de energia.

A desidratação é muito perigosa, provoca fadiga, perda de coordenação, diminuição no desempenho esportivo, distúrbios causados pelo calor e em casos de perda de 6% ou mais de líquido pode levar ao coma e morte.

Não caiam nas promessas de dietas milagrosas, um programa de treinamento voltado para perda de gordura corporal, conciliado com um esquema alimentar individualizado, com micro e macronutrientes equilibrados, é a chave para perda, manutenção ou ganho de peso.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.