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Caseína e Whey: Anabólica ou Anticatabólica?

duvidaAs proteínas consideradas como anabólicas são as de rápida absorção, principalmente a whey protein e os aminoácidos. Já as proteínas anticatabólicas, com digestão mais lenta, são representadas principalmente pela caseína. Essa diferenciação se deu através de um pesquisador em 1997, que afirmou que assim como os carboidratos, os diversos tipos de proteínas têm tempos diferentes de absorção.

Lembrando que o consumo de carboidratos de rápida absorção causa uma elevação brutal do nível de glicose no sangue. Isso vai provocar uma secreção excessiva de insulina e consequentemente uma redução instantânea da glicemia, em alguns casos podendo ocorrer uma hipoglicemia de rebote. Já carboidratos de absorção gradativa, ao contrario, não elevam muito a glicemia nem a secreção de insulina, fornecendo assim uma energia durável.

Curiosamente encontramos essa semelhança de velocidade de absorção e de efeitos em relação às proteínas. Cem minutos após ingestão equivalente de proteínas, o nível plasmático de aminoácidos é muito maior nos usuários de whey protein comparado aos que consumiram caseína. Já trezentos minutos após a mesma ingestão o nível de aminoácidos dos que consumiram whey voltaram aos níveis anteriores ao consumo, por outro lado nos que consumiram caseína permaneceram elevados. Sendo assim, o whey protein é classificado como proteína rápida e a caseína classificada como lenta.

Por conta dessa diferença de velocidade a whey protein aumenta a velocidade de síntese proteica, tendo um efeito anabólico. Por sua digestibilidade lenta a caseína proporciona um efeito inibidor da degradação proteica, evitando a perda de massa muscular em certas situações, propiciando um efeito anticatabólico.

A lentidão da assimilação da caseína é justificada por uma precipitação que ocorre no estômago por conta do meio ácido, formando uma espécie de gel de difícil digestão. Por essa razão se aconselha o uso da caseína antes de dormir, permitindo uma quantidade elevada de aminoácidos na corrente sanguínea por mais tempo. O uso do whey protein após o treino é fundamental, pois a ingestão de proteína necessita de rápida velocidade de absorção para uma maior resposta anabólica.

Então podemos fazer o uso de ambos os produtos, de maneira utilizar a whey protein imediatamente após o treinamento e a caseína antes de dormir.

 

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