Sem categoria

O que comer no intervalo de uma partida de futebol?

futebolO futebol é o esporte mais praticado no Brasil e no mundo. Sua popularidade no país é tão grande que este é conhecido internacionalmente como país do futebol. É rotina vermos um jogo de futebol em todos os lugares onde vamos, daí a importância de uma abordagem mais científica sobre esse esporte.

Muitas pessoas praticam futebol por divertimento, mas com certa frequência rotineira. E muitas vezes essas pessoas não se alimentam corretamente e sentem desgastes físicos desnecessários. Um bom exemplo é a “dor de facão” ou fadiga muscular localizada durante ou após o jogo.

Como no futebol geralmente no segundo tempo de jogo é que o jogador sente o cansaço mais evidente, a alimentação no intervalo da partida pode definir se o indivíduo consegue chegar ao final do jogo bem ou mal fisicamente.

A perda de líquidos corporais e sódio por causa do suor durante o jogo é muito intensa. Para isso, é importante se reidratar com uma bebida isotônica e com boa concentração de sódio. Outro fator importante que é envolvido nesse momento é a ingestão de carboidratos. São eles os principais combustíveis para nossas células desempenharem as suas funções durante a partida. A depleção dos estoques de carboidrato está altamente relacionada com o cansaço muscular.  Por isso, a ingestão de carboidratos no intervalo pode retardar a fadiga e estender o tempo de jogo.

Nesse momento seria mais recomendado consumo de carboidratos líquidos, pois não se tem muito tempo para ingerir um alimento que vai requerer todo o processo de digestão, atrapalhando o desempenho durante o jogo. Bebidas carboidratadas com concentração de 6 a 8% são recomendadas para fornecer a energia necessária.

Portanto, no intervalo de jogo, o jogador deve ficar atento à reidratação, reposição de eletrólitos (sódio) perdidos pelo suor, e ingestão de carboidratos para fornecimento de energia, retardando a chegada da fadiga, consequentemente aumentando o desempenho.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.