Sem categoria

Por que suplementar glutamina no exercício

glutaA glutamina é um aminoácido condicionalmente essencial, pois apesar de ser produzida pelo nosso corpo, em determinadas condições fisiológicas (atividade física, queimaduras, cirurgias), a demanda é maior sendo necessária a sua ingestão. É um aminoácido fantástico com diversas funções benéficas para o organismo. E, por que suplementar a glutamina?

Para quem faz exercícios físicos intensos ou prolongados pode se beneficiar com a glutamina. Utilizada pelo fígado no processo de síntese da glicose a partir de outros substratos que não os carboidratos ou para evitar a concentração da amônia, substância tóxica aos humanos, a glutamina tem seus níveis reduzidos durante o exercício físico. Isto faz que com as células do nosso sistema imune tenham a captação do aminoácido reduzida. Portanto, a suplementação com a glutamina pode oferecer reforço imunológico reduzindo o risco de ocorrência de infecções. Além disso, a sua queda é um indicativo do quadro de Overtraining, estado de fadiga geral em que há consequentemente redução do desempenho ou incapacidade de continuidade do exercício. Como a glutamina possui todas as funções citadas, a suplementação com este aminoácido pode prevenir ou atenuar o Overtraining. Outro efeito benéfico é a promoção da recuperação muscular, pois aumenta a ressíntese do glicogênio. Quando absorvida favorece a entrada de água e, este aumento do volume muscular funciona como um sinal para a célula de que ela tem que sintetizar, ou seja, cria um ambiente anabólico alterando positivamente a síntese protéica e fornecendo substratos para a recuperação.

Para quem não se encaixa nesta descrição também pode utilizar a glutamina para prevenir o aparecimento de gripes, resfriados e outras condições em que se tem comprometimento da função imune. Ou ainda, este aminoácido é utilizado pelas células do intestino como fonte de energia atuando assim para a integridade do órgão, a qual é essencial para que o processo de digestão ocorra da melhor forma. O intestino também funciona como uma barreira impedindo a entrada de substância ou microrganismos que possam causar algum dano, portanto, é extremamente importante que esteja integro.

Procure um nutricionista capacitado para que analise a real necessidade de suplementação e a melhor forma de uso.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.