Sem categoria

Cerveja dá barriga?

beerUma das paixões do brasileiro, a cerveja é uma bebida com teor alcoólico baixo (cerca de 5%) e composta de ingredientes como o lúpulo, a cevada e o malte. Algumas possuem trigo na formulação também. Por muito tempo, esta bebida vem sendo apontada como responsável pelo aumento na circunferência abdominal dos mais adeptos ao seu consumo: a famosa “barriguinha de chop”.

Mas será que a cerveja realmente engorda? Até para recuperação do nosso organismo após o exercício ela já foi indicada por alguns estudiosos, então é verdade mesmo que ela provoca acúmulo de gordura?

Antigamente, achava-se que a cerveja não engordava, o que engordava eram os salgadinhos e petiscos que, geralmente, a acompanhavam. Porém, apesar de contribuir de forma intensa nesse acréscimo de calorias, a cerveja por si só já causa aumento no acúmulo de gordura quando consumida em excesso.

O álcool, presente na cerveja, é extremamente calórico (7 Kcal/g) e é metabolizado pelo fígado. Essa metabolização (processo em que o álcool é quebrado e utilizado pelo organismo) requer um trabalho imenso do fígado, que o sobrecarrega momentaneamente. Dessa forma, o metabolismo de todos os demais nutrientes se encontrará prejudicado e a energia que o álcool fornecerá será um estímulo a mais para acúmulo de gordura, principalmente na região visceral (gordura nos órgãos do sistema digestório).

Além disso, a ingestão de álcool, seja ele proveniente da cerveja ou outra bebida, prejudica a síntese de proteínas, refletindo em uma redução do ganho de massa muscular. Por esse motivo qualquer bebida alcoólica é contraindicada para aquelas pessoas que buscam resultados esportivos.

Sendo assim, a cerveja engorda, sim, quando consumida em excesso e a inclusão dos salgadinhos e petiscos nessa conta aumenta ainda mais o estímulo ao estoque de gordura.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.