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Gestação e Atividade Física

gestanteMuitas pessoas pensam que a mulher durante a gestação não pode fazer certos esforços para não comprometer a saúde do bebê, dentre esses esforços pensa-se que a atividade física também está inclusa, porém, a atividade física na verdade é uma grande aliada para melhoria tanto da saúde da mãe quanto do bebê.

Como a atividade física é algo que todo mundo sem exceção pode praticar, não seria diferente com uma gestante. Claro que por situações especiais o seu programa de atividades são adaptados para melhoria de todas as alterações fisiológicas que seu corpo passa nesse período. Uma coisa que tem que se observar para as gestantes na prática da atividade física, é o fato de saber se a mesma já praticava ou não, caso ela seja uma praticante ativa, pode-se continuar tranquilamente seu trabalho, porém com o acompanhamento pelo profissional de Educação Física e um médico. Caso não praticasse alguma atividade, deve-se esperar pelo menos os três a quatro primeiros meses, pois nesse momento é que o feto precisa de todo o cuidado, pois está em formação, após esse período, com uma liberação médica pode-se iniciar as atividades também, sendo feito um trabalho lento e gradativo.

Uma das alterações presentes na gestante é a postural, diante disso foi criado um tipo de exercício chamado “Hipopressivos”, que são exercícios baseados  na respiração e no alinhamento vertebral, desenvolvido na Bélgica pelo Dr. Marcel  Caufriez. Este tipo de exercício comprovadamente supera todas as técnicas usadas até hoje, que após algumas sessões podem ser feitas em casa, auxiliando casos como dores na coluna, má postura, fraqueza da musculatura perineal e abdominal.

São inúmeros os efeitos que os exercícios físicos trás para saúde da mãe e do bebê, dentre eles estão o controle do peso, diminuição do risco de diabetes (diabetes gestacional), prevenção de varizes, melhora auto-estima, facilita recuperação, menor tempo de hospitalização, diminui a incidência de cesária e melhores valores de APGAR (avaliação das condições do recém nascido).

Um exercício que é bem interessante para as gestantes, é a hidroginástica, pois nela pode-se fazer uma atividade física mais intensa em virtude da diminuição de impactos, alívio do peso corporal, circulação e retorno venoso facilitando a um bom desenvolvimento corporal durante a gravidez.

Outros cuidados devem ser tomados ao praticar exercícios físicos, como a freqüência cardíaca que não pode ultrapassar os 140 bpm (batimentos por minuto) pois assim diminui a oxigenação fetal, temperatura não ultrapassar os 38,5º C, evitar exercícios vigorosos, evitar exercícios na posição supina (barriga pra cima) durante os 3 primeiros meses, pois está associada ao decréscimo cardíaco, cuidar para não hiperventilar, hidratação adequada, aporte calórico, não chegar a exaustão e ao fazer os exercícios tem que haver a correção postural adequada.

Existem contra-indicações em relação ao inicio da atividade física para as gestantes que possuem certas doenças ou situações específicas, tais como cardiopatias, doenças infecciosas, risco de parto prematuro, sangramento uterino, rompimento de bolsa, retardo no crescimento intra-uterino, falta de controle pré-natal, e esses casos devem procurar o médico antes de iniciar a prática, anemia, diabetes gestacional, obesidade excessiva ou baixo peso, histórico de vida sedentária, e atenção ao ambiente da prática que deve estar limpo e com segurança com piso antiderrapante.

Diante de todos esses detalhes e vindo o nascimento do bebê, as mães podem retomar as atividades provavelmente com liberação médica de 20 a 30 dias para parto normal e 30 a 40 dias para parto cesariana, sendo que deve-se enfatizar o desgaste da amamentação controlando a reposição nutricional, deve-se utilizar um sutiã de sustentação enquanto se estiverem aumentados e fazer os exercícios com evolução gradual e evitar alongamentos excessivo.

Com todos os cuidados e um acompanhamento com profissionais qualificados, a mãe pode curtir o seu bebê e também a sua atividade física tranquilamente.

 

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