Por que tomar dextrose e não comer pão após o treino?

paoTodos os profissionais da área de Nutrição Esportiva ou mesmo os entendidos do assunto sempre recomendam ingerir a dextrose logo após o exercício. Mas, por que não se pode comer o pão neste momento?

Logo após o treino de musculação, cerca de 15 minutos, nosso corpo entra em uma estado anabólico preparando-se para a recuperação e crescimento muscular – é o início da Janela Metabólica ou como os educadores físicos chamam Janela da Oportunidade. A insulina eleva-se, as enzimas são estimuladas para reabastecer os estoques de glicogênio, o fluxo sanguíneo é aumentado. Por volta de 45 minutos este período começa a se fechar, ou seja essas adaptações voltam aos padrões normais. Tais alterações são observadas em outros exercícios também, mas funciona muito mais como um estímulo para a recuperação das lesões causadas durante a atividade e da energia do que para o anabolismo. Este, portanto é um momento importante para quem deseja hipertrofia e para os atletas, os primeiros porque é o momento ideal de ingerir uma proteína de rápida absorção associada ao carboidrato e os atletas para repor o glicogênio que pode ter sido depletado ou somente reduzido durante o exercício.

Sendo um momento que o organismo está a todo vapor nada melhor do que dar a ele algo que possa ser utilizado rapidamente. E é aí que o pão não pode entrar. Assim como se recomenda para a proteína, que esta deve ser de rápida absorção, o mesmo vale para o carboidrato. O pão é composto basicamente por amido, um carboidrato do tipo polissacarídeo, ou seja, é complexo. Portanto, leva um tempo maior para ser digerido e, assim o que se quer neste momento não vai acontecer. Por isso, a dextrose deve ser utilizada, porque vai ser absorvida rapidamente recuperando a musculatura e repondo a energia gasta.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *