Óleo de alho e seus benefícios

alhoA atividade terapêutica do alho é demasiadamente extensa. Este alimento tem sido utilizado desde os primórdios da humanidade na culinária, tanto como condimento, quanto como recurso terapêutico.

O Allium sativum L., como é conhecido cientificamente, possui atividade farmacológica envolvendo uma variedade de compostos sulfurados, dos quais o mais notável é a alicina, principal responsável pelo odor característico.

Os compostos organossulfurados do alho como S-alilcisteína, dialisulfido, aliicina e seus derivados, parecem contribuir para a redução dos níveis de colesterol plasmático em seres humanos. A aliicina, por exemplo, tem a capacidade de inibir a fosforilação da HMG-coA redutase (enzima presente no fígado que participa da síntese do colesterol), consequentemente, reduzindo a produção de colesterol.

Além disso, estes compostos também demonstraram atividade antioxidante, estimulando aumento na síntese de glutationa (enzima antioxidante), de inibição da peroxidação de lipoproteínas de baixa densidade (VLDL e LDL) e retarda o desenvolvimento de aterosclerose, exercendo efeito satisfatório na redução das propriedades aterogênicas do colesterol, mantendo a função endotelial, possivelmente pela inibição da oxidação de LDL e aumento do HDL plasmático.

Os compostos organosulfurados possuem, também, efeito anti-hipertensivo. Segundo alguns autores, este efeito estaria relacionado à inibição da ECA (enzima conversora de angiotensina). Outros já afirmam que este efeito estaria relacionado com o aumento da vasodilatação.

Enfim, de um jeito ou de outro, já foi verificado que a utilização de óleo de alho em hipertensos promove uma redução da pressão arterial, além dos benefícios supracitados em relação ao perfil lipídico sanguíneo e a prevenção da aterosclerose.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *