Colágeno e Doenças Ósseas

ossoO Colágeno tem sido bastante utilizado por mulheres para proporcionar elasticidade, firmeza e maior hidratação da pele combatendo os sinais do envelhecimento, como as rugas, e, melhorando a saúde da pele. Mas, o colágeno também pode ser utilizado por quem tem osteoporose e osteoartrite.  Estudos têm relatado efeito positivo da ingestão de hidrolisados de colágeno na prevenção e tratamento de doenças ósseo-articulares. Vamos entender melhor!

O Tecido conjuntivo é formado por células e um material chamado intercelular, que por sua vez é composto pela matriz extracelular e elementos fibrilares, dentre eles o colágeno. São funções do tecido conjuntivo o preenchimento de espaços entre estruturas corporais, conexão de tecidos e órgãos, sustentação aos ossos e cartilagens, dentre outras. Um dos tipos de tecido conjuntivo (denso), que envolve ossos e cartilagem, é composto predominantemente por fibras de colágeno, que se entrelaçam dando resistência e elasticidade a estas estruturas e outro tipo (modelado) é formado pelas mesmas fibras dispostas paralelamente conferindo resistência aos tendões e ligamentos. Resumindo, o colágeno participa da composição estrutural de ossos e cartilagens contribuindo para a resistência, elasticidade, suporte de tecidos facilitando os movimentos.

Os estudos demonstram melhora do estado de indivíduos que têm osteoartrose de joelhos e quadril com a ingestão dos hidrolisados de colágeno reduzindo a dor nestas partes. A osteopenia e osteoporose são doenças ósseas que acometem principalmente idosos e mulheres pós menopausa caracterizadas pela redução da massa óssea e, consequentemente deterioração dos ossos e aumento do risco de fraturas. O colágeno pode exercer um efeito analgésico, aumentar a quantidade de colágeno das articulações, cartilagens e estimular a formação óssea contribuindo para deixar os ossos mais fortes e resistentes.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *