Sistema imunológico e a Whey!

cisteinaO soro do leite é um subproduto da fabricação do queijo que durante muito tempo  foi desprezado pela indústria. Com o avanço nas pesquisas sobre a qualidade da proteína do soro do leite, a também conhecida Whey Protein, tem sido muito utilizada para diversas aplicações, indo desde a utilização de seus benefícios na área hospitalar até a mais comum que é a suplementação esportiva.

Apesar da Whey Protein ser comumente lembrada pelos seus efeitos benéficos na hipertrofia muscular, por ter alto valor biológico além de um elevado teor de aminoácidos essenciais, ela é muito mais do que isso. Uma das importantes utilizações para a  proteína do soro do leite (PSL) é para melhora e modulação do sistema imunológico.

Estudos mostram que o treinamento moderado pode exercer papel significativo na modulação do sistema imune. Porém, a modulação do sistema imune está ligada a fatores como intensidade, volume, freqüência, tipo de exercício e o nível de aptidão física de cada praticante. Porem, ao invés de auxiliar o excesso de treinamento pode prejudicar o sistema imunológico, já que o mesmo é sensível às alterações na homeostase fisiológica em situações de stress.

A PSL possui em sua composição, frações (peptídeos) que irão auxiliar na melhora desse estado imunológico, por exemplo, a cistina, que é precursora de glutationa. Esta molécula é um potente antioxidante e também auxilia na proliferação de linfócitos (células de defesa) e sua diferenciação. A whey também possui também quatro das cinco imunoglobulinas existentes, principalmente a IgG, que é responsável pela defesa de infecções e microorganismos recorrentes, além de estar envolvidos também nas alergias alimentares.

Diante de tantos benefícios, a whey protein apresenta-se como importante ferramenta para auxiliar o fortalecimento das nossas defesas, obtendo assim os reais benefícios e o melhor desempenho da prática de atividade física.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *