Privação do Sono e Exercício

sonoPara aperfeiçoar os resultados no esporte, sejam as pessoas atletas ou praticantes de atividade física, sabemos que existem três fatores determinantes para se atingir objetivos: treinamento, alimentação e descanso. No entanto em virtude de atribuições como trabalho, estudo e até mesmo o lazer ocorre a remoção parcial do sono fenômeno mais conhecido como privação do sono.

Diversas consequências podem ocorrer devido as alterações no padrão do sono, como prejuízos no desempenho físico e cognitivo, alteração na memória de curto prazo, irritabilidade, alterações metabólicas, alterações hormonais, imunológicas, cansaço, dores de cabeça e diminuição na libido.

Durante a privação de sono em atletas ocorre um aumento da percepção do esforço e uma redução no tempo para a exaustão sendo que esses fatores contribuem diretamente para a queda de desempenho. Alguns estudos sugerem que o exercício físico poderia “proteger” o organismo dos efeitos da privação do sono, mas é importante esclarecer que  o exercício por aumentar o estado de alerta e estimular a liberação de substancias neuroquímicas durante a prática esportiva, poderia “disfarçar”  esses efeitos. E esse disfarce pode ser confundido com o efeito protetor.

Outro ponto importante é que alguns praticantes de atividade física e até mesmo alguns atletas acordam no meio da madrugada para fazer algumas refeições acreditando dessa forma está impedindo o catabolismo durante o sono. Tem lógica essa atitude porem é imprescindível que o seu corpo tenha um estado de repouso adequado principalmente durante o sono, pois é onde existem secreções hormônais importantes envolvidas no anabolismo e força. A interrupção do sono poderia afetar a secreção desses hormônios.

Portanto é ideal que todos tenham uma boa noite de sono, para otimizar os resultados e fazer valer os três fatores que contribuem para a melhora do desempenho e da hipertrofia muscular que são a alimentação, o treinamento e mais do que nunca o descanso.

 

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