Sem categoria

Termogênicos: novos conceitos.

thermoOs termogênicos são suplementos muito conhecidos e utilizados por esportistas e praticantes de exercícios físicos. Estes suplementos são comumente utilizados com a finalidade de aumentar o gasto energético e promover o emagrecimento, gerar estímulo ao treinamento e reduzir a percepção do cansaço físico e mental.

A indústria de suplementos trouxe da farmacologia a técnica para liberação gradual de princípios ativos. Com isso as possibilidades dos termogênicos aumentaram muito. Hoje temos duas vertentes de termogênicos, uma de liberação imediata, com grande potencial estimulante, para promover o aumento do tempo e da intensidade da atividade realizada.

A outra vertente é dos termogênicos de liberação gradual, os quais não tem um potencial de estímulo tão intenso, porém tem um efeito lipolítico mais eficiente. Estes suplementos passam por um processo chamado microencapsulação por enovelamento, gerando a liberação gradativa do seu princípio ativo. Dessa forma os termogênicos de liberação gradual promovem o aumento do gasto energético basal, ou seja, aumentam o gasto energético do corpo durante todo o dia, gerando ótimo efeito emagrecedor.

Muitas substâncias são utilizadas como estimulantes nos termogênicos, como a cafeína, a sinefrina, chá verde, guaraná, capsaicina, teobromina, etc. Existe ainda a adição de substâncias coadjuvantes que melhoram a mobilização e utilização de gordura corporal como fonte de energia, como a Ioimbina e a Taurina, além de muitas ervas com potencial lipolítico. Portanto, os termogênicos podem variar em sua forma de liberação, nas substâncias que o compõe e nas concentrações destas substâncias.

Porém é importante que fiquemos atentos a real composição destes suplementos, existe uma variedade muito grande de termogênicos que contém substâncias proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), como por exemplo, a Metil-hexanamina e outras aminas estimulantes do Sistema Nervoso Central.

Muitas destas substâncias proibidas são novas descobertas e ainda não existem pesquisas que comprovem sua seguridade, sendo este o motivo da proibição pela ANVISA. Por isso a forma mais fácil de proteção para o consumidor é utilizar apenas termogênicos registrados na ANVISA. Lembrem que a saúde é sempre mais importante que a estética.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.