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Importância do zinco no treinamento de força

zincoA suplementação de polivitamínicos para a atividade física é algo corriqueiro e de extrema importância. Dentro dessa suplementação, podemos, por exemplo, destacar o zinco como um elemento muito importante para o atleta.

Entre os elementos-traços o zinco é, depois do ferro, o metal mais abundante em sistemas biológicos. Por ser um elemento-traço, necessitamos dele em pouca quantidade. Porém, isso não significa que ele possa ser esquecido já que ele é componente de mais de 300 enzimas, das quais muitas estão envolvidas na produção de energia e no processo de síntese de proteína muscular.

O papel do zinco vai muito além de um mineral antioxidante como ele é comumente lembrado. Ele regula as atividades do sistema imune, auxilia na cicatrização, tem função sexual na manutenção de esperma e é componente do metabolismo da insulina além de muitas outras funções.

Sua deficiência pode estar relacionada com o aparecimento de espinhas, redução da capacidade de cicatrização, unhas quebradiças, gripes recorrentes e afetam os órgãos gustativos (reduzindo a percepção do sabor), a visão e o tato.

Na atividade de força, seu papel pode ser associado a melhora do desempenho, já que participa de vias metabólicas que envolvem a síntese de proteínas, metabolismo de carboidratos, de lipídeos e de ácidos nucléicos.

Esse mineral teria sido relacionado com a interação entre hormônios e seus receptores, e com melhoras no estímulo pós-receptor. Estudos in vitro apontam que a insulina pode se ligar com o zinco, aumentando a capacidade de ligação da insulina ao seu receptor. Essa melhora no perfil insulinêmico auxiliaria a hipertrofia, já que a própria insulina teria um potente efeito anabólico e anticatabólico.

A recomendação de ingestão diária (DRI) de zinco é de 900mg/ dia, porem, tem-se analisado se a ingestão acima dessa recomendação para atletas ou desportistas não estariam auxiliando ainda mais o desempenho nas atividades, já que há um aumento na excreção e da necessidade desse mineral durante as atividades físicas.

 

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