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Exercícios físicos para melhora do padrão de sono

sleepInvestigações sobre os efeitos do exercício físico no padrão de sono tiveram início há mais de 30 anos atrás, e até hoje muitos estudiosos continuam investigando mínimos detalhes deste período tão importante para o ser humano.

Atualmente, os exercícios são reconhecidos pela American Sleep Disorders Association como uma intervenção não-farmacológica para a melhora do padrão de sono. Entretanto, efetivamente, a prescrição de exercícios físicos com essa finalidade ainda é reduzida, possivelmente como um reflexo da falta de conhecimento dos benefícios dos exercícios nessa área. Mas para entender como o exercício afetaria a qualidade do sono é necessário primeiro entender como o sono funciona normalmente.

O sono é dividido em 3 fases conhecidas como: vigília, sono não REM (que se subdivide em 4 estágios) e sono REM. A vigília é a primeira fase que ocorre de forma rápida (até 10 minutos) sendo somente a latência para a chegada do estágio I do sono não REM. Logo se tem o estágio I do sono não REM, estágio II, estágio III, estágio IV e por fim o sono REM, também chamado de sono dos sonhos, pois é quando ocorre este fenômeno. Estas fases ocorrem de forma cíclica durante todo o tempo de sono, gerando de 5 a 6 ciclos numa noite de 8 horas de sono. Os estágios III e IV são coletivamente chamados de sono profundo ou sono de ondas lentas. É neste momento em que há maior secreção de testosterona e hormônio do crescimento (GH), caracterizando assim um período anabólico, intimamente relacionado aos processos de reparação e construção tecidual.

A prática de exercícios físicos durante o dia gera um estresse ao organismo necessitando assim uma maior recuperação. Pesquisadores verificaram que quanto mais intenso for o exercício eou quanto maior for a carga de trabalho, menor será a fragmentação do sono e maior será o período de sono profundo (estágios III e IV), gerando então maior tempo de atuação dos hormônios anabólicos. Dessa forma o organismo poderá se recuperar melhor do estresse gerado e ficar “descansado”, pronto para mais um dia de treino.

Além disso, os exercícios também podem contribuir de forma indireta para a qualidade do sono devido ao controle do peso e da aquisição de hábitos saudáveis.

 

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