Sem categoria

Colágeno e Envelhecimento Cutâneo

oldA cada dia que passa estamos envelhecendo, isto é um fato. Porém, esse processo se torna mais evidente após os 30 anos de idade. A velocidade e a qualidade de tal envelhecimento variam de pessoa para pessoa e depende de fatores como: biológicos, fisiológicos, psicológicos e sociais. A pele retrata com clareza a ação do tempo através das alterações de coloração, elasticidade e textura.

O envelhecimento cutâneo pode ser dividido em dois tipos: o envelhecimento intrínseco ou cronológico, que é inevitável e ocorre de maneira natural; e o envelhecimento extrínseco, que ocorre devido a fatores ambientais, em especial à exposição solar. Para alguns autores, as alterações funcionais causadas pelo envelhecimento da pele são: alterações da permeabilidade cutânea, menor capacidade anti-inflamatória, menor resposta imunológica, cicatrização e sudorese deficiente, menor elasticidade, menor produção de vitamina D e percepção sensorial deficiente. Mas o que o colágeno tem a ver com esse processo? A resposta é: tudo.

O colágeno é uma proteína fibrosa e a mais abundante no organismo. Representa cerca de 25% de toda a proteína corporal e é importante na manutenção e reconstituição da pele, sendo a sua perda uma das principais causas do envelhecimento. A partir dos 30 anos, o corpo passa a perder 1% dessa proteína ao ano. Gradativamente, os fibroblastos (células responsáveis pela síntese de colágeno) vão diminuindo a sua atividade e a epiderme e a derme se tornam atrofiadas e finas. Assim, o tônus, a elasticidade e firmeza da pele vão sendo perdidos.

A suplementação de colágeno hidrolisado está associada a uma melhora da integridade da pele e tem um melhor resultado em comparação ao colágeno intacto e a gelatina, devido ao seu menor peso molecular e maior biodisponibilidade. Além disso, a prática de exercícios físicos aeróbicos auxilia nesse processo, mantendo as fibras colágenas nutridas, em virtude de um melhor funcionamento do sistema circulatório, deixando assim a pele mais firme. A ingestão de vitamina C também é interessante, pois é um poderoso antioxidante e participa diretamente da biossíntese de colágeno.

Dessa forma, algumas medidas, inclusive nutricionais, podem ser tomadas com o intuito de reduzir a velocidade e melhorar a qualidade do envelhecimento.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.