Sem categoria

Vitamina C, um antioxidante no exercício.

vita_CA vitamina C ou ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel, um micronutriente considerado essencial, pois o organismo não consegue produzir. Participa de muitas reações responsáveis pela manutenção da saúde, sendo importante durante a defesa do organismo contra infecções, fundamental para a integridade da parede dos vasos sanguíneos e essencial para a formação de fibras colágenas existentes praticamente em todos os tecidos do corpo humano.

Outro papel atribuído a vitamina c é o de antioxidante, atuando na varredura de radicais livres formados durante as atividades físicas. Estas substâncias podem causar danos nos tecidos e afetar diretamente o desempenho do atleta, especialmente os atletas de endurance, que estão mais propícios ao estresse oxidativo e formação de radicais livres.

A vitamina C é considerada o mais importante e potente antioxidante nutricional hidrossolúvel protegendo as membranas celulares e as lipoproteínas biológicas. Sua recomendação de ingestão diária é de 100mg e pode ser atingida através de uma alimentação balanceada ou por suplementos polivitamínicos.

Porém, os atletas e os praticantes de exercícios físicos devem ficar atentos ao consumo excessivo de antioxidantes, pois a ação dos radicais livres tem um papel fundamental no esporte. Com a “agressão” que essas substâncias proporcionam o organismo sente a necessidade de recuperar-se e assim o faz. Esse processo de recuperação ocorrendo de maneira correta traz a melhora na adaptabilidade do atleta ou praticante ao exercício.

Quanto mais adaptado é este atleta melhor é seu desempenho, ou seja, os radicais livres formados no exercício tem papel importante para o melhora da capacidade de trabalho, porém o excesso deles é altamente prejudicial tanto para o desempenho como para a saúde.

Dessa forma o segredo da ingestão de vitamina C como antioxidante para o esporte está na quantidade indicada para cada pessoa. Por isso é fundamental que antes da suplementação desta vitamina procurem um profissional nutricionista para avaliar a sua necessidade.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.