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Suplementação de Aminoácidos

AminoacidoOs aminoácidos estão entre os suplementos mais populares. Todo esse interesse é justificado pelo seu possível benefício na hipertrofia muscular, já que participa da síntese proteica e do metabolismo energético.

Apesar da maioria desses suplementos serem derivados da hidrólise da proteína do soro do leite (whey protein), o aumento da massa magra não é tão eficiente quando comparados com a própria whey, devido à velocidade de absorção. Além disso, quando a fonte principal desses aminoácidos for o colágeno, o benefício está voltado para o aumento da elasticidade e flexibilidade da pele e tonificação da musculatura.

Cada aminoácido apresenta uma função específica no nosso organismo que podem contribuir para um melhor desempenho. A leucina, isoleucina, e valina (BCAA) são aminoácidos que minimizam a perda de massa muscular durante a atividade física (anticatabólicos) e estimulam a síntese proteica (principalmente através da leucina que estimula o mTOR), auxiliando assim no ganho de massa muscular. A arginina, glicina e metionina são responsáveis por sintetizar a creatina, que é responsável por reciclar a nossa moeda energética (ATP), resultando em um aumento da força. Já a glutamina é de extrema importância para manutenção do sistema imunológico, pois serve de “combustível” para células do nosso sistema de defesa.

Alguns desses benefícios estão voltados para uma maior secreção de hormônios anabólicos, a exemplo do hormônio do crescimento. Podem exercer tal função: a própria glutamina, arginina, lisina e ornitina. O mais curioso é que as doses de glutamina utilizadas para provocar tal efeito foram baixíssimas, cerca de 2g. Já a arginina exerce tal efeito em doses entre 5 e 9g.

Assim, a suplementação de aminoácidos consiste em uma boa alternativa devido aos seus diversos benefícios. Entretanto, altas doses desses suplementos podem resultar em diarreia osmótica, pois acabam atraindo água e eletrólitos para o lúmen intestinal, aumentando a motilidade.

 

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