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Crossover Metabólico

crossoverDurante a prática de exercício físico, os músculos utilizam a adenosina trifosfato (ATP) como fonte de energia. Essa demanda aumenta de acordo com a intensidade e duração de tal esforço. Existem três sistemas de geração de energia no músculo esquelético: fosfocreatina, glicólise e fosforilação oxidativa. Cada um desses será utilizado de acordo com a necessidade do organismo.

Na fosforilação oxidativa, o primeiro substrato energético a ser usado é o carboidrato. Porém, à medida que o exercício se prolonga, os estoques de glicogênio muscular diminuem e o corpo passa a utilizar os ácidos graxos. Essa situação ocorre principalmente em exercícios com baixa ou moderada intensidade. Consiste em um mecanismo importante, pois mantêm o exercício por um maior tempo, retardando a depleção de glicogênio, a hipoglicemia e a fadiga. Entretanto, quando se tem um exercício com intensidade elevada, os carboidratos constituem o principal combustível. A essa troca de utilização de substratos dá-se o nome de “crossover metabólico”.

Para atletas que participam de competições de longa duração, manter uma alta intensidade o maior tempo possível é de fundamental importância para conseguir um melhor resultado. Dessa forma, algumas estratégias são feitas com o objetivo de melhorar esse efeito. Uma bastante conhecida é a supercompensação, na qual consiste em uma dieta rica em carboidrato (80% do VET), visando um aumento das reservas de glicogênio muscular.

Para uma melhor oxidação de ácidos graxos pelo músculo esquelético, a oferta de glicose deve está em taxas apropriadas, visto que um excesso ou déficit desse nutriente reduzem essa oxidação. Dessa maneira, algumas manobras podem ser feitas com o intuito de potencializar o crossover metabólico, e consequentemente melhorar o desempenho.

 

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