Simbióticos, o que são e para que servem?

simbioticoVocê já ouviu a expressão, “estar enfezado”? Pois é, ela vem justamente da palavra fezes, quando ficamos com o intestino congestionado nos irritamos facilmente, apresentamos desconforto e mal-estar, isto porque as fezes são constituídas de substâncias tóxicas. Literalmente o acúmulo de fezes no organismo provoca alterações no humor. Nesse sentido, para auxiliar a melhora deste estado de desequilíbrio fisiológico são utilizados produtos como prebióticos, probióticos e simbióticos.

Os prebióticos são produtos não digeríveis cujos efeitos beneficiam a ativação do metabolismo de bactérias promotoras da saúde no trato intestinal, estimulando o crescimento e/ou ativação do metabolismo de muitos grupos de bactérias, comumente são encontrados na forma de frutooligossacarídeos (FOS) ou inulina.

Os probióticos têm sido definidos como microrganismos que exercem influência positiva sobre a flora microbiana normal do trato intestinal. A flora intestinal normal é uma barreira extremamente eficaz contra microrganismos patogênicos e oportunistas que aumentam a susceptibilidade à infecção.

A combinação de prebióticos e probióticos pode resultar em efeitos sinérgicos, sendo assim, quando um produto contém prebióticos e probióticos ele é denominado simbiótico. Essa interação pode, em alguns casos, resultar em uma vantagem competitiva para o probiótico. Os simbióticos, então, podem ser classificados como componentes dietéticos funcionais que podem aumentar a sobrevivência dos probióticos durante a passagem pelo trato digestivo, o que favorece a manutenção do estado de equilíbrio intestinal.

Então, caso você ande um pouco enfezado ultimamente, pense que a causa pode realmente estar no que você anda guardando dentro de você. Vale a pena agregar um desses produtos ao seu plano alimentar!

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *